Visualizações

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fibra ‘antialérgica‘ promete eliminar odor, mofo e proliferação de insetos em ônibus


O número de reclamações de usuários insatisfeitos com a higienização dos ônibus de viagem tem aumentado nos últimos anos. Mofo, odores e proliferação de insetos estão entre as principais queixas dos passageiros. Grande parte do problema se deve ao uso da tradicional fibra de vidro no forro e nas laterais dos ônibus, que serve para o isolamento térmico e acústico da cabine.
Com o tempo a fibra de vidro acumula umidade e cede espaços nos vãos da carroceria, um ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias.Pensando em resolver o problema, a Union Fibras, de Caxias do Sul, desenvolveu um material à base de polipropileno para o isolamento térmico e acústico de ônibus e caminhões que também é antifúngico e antibacteriano. Isto se dá porque a fibra composta é hidrofóbica, ou seja, não acumula água. “Se não existir o acúmulo de umidade, não existe ambiente para a proliferação de fungos e bactérias”, explica Cláudio Chaves, diretor da Union Fibras.A fibra “antialérgica”, como foi apelidada na empresa, já começou a ser testada em encarroçadoras brasileiras. Os primeiros resultados mostram que, além de mais higiênica, a fibra de polipropileno tem melhores resultados no isolamento de ruídos e no isolamento térmico.
“No assento do motorista, por exemplo, conseguimos reduzir o calor de 48 graus para 28 graus centígrados, o que mostra a eficiência da fibra”, conclui Cláudio. Sobre a Union Fibras Fundada em outubro deste ano, a Union Fibras, de Caxias do Sul (RS), começou a produzir tecnologias antes só fabricadas no exterior. A empresa atende demandas nos setores aeroespacial, automobilístico, naval, petrolífero, ambiental, de vestuário, de calçados e construção civil. Em parceria com a NHT Engenharia, de São Paulo, que testa seus produtos voltados para o setor automobilístico, a Union Fibras oferece um atendimento personalizado no desenvolvimento de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário