Visualizações

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Empresas investem na blindagem de caminhões


Para tentar manter suas cargas e veículos em segurança, sindicatos, federações e governo têm trabalhado em conjunto. Mesmo assim, os empresários do setor, preocupados, investem em alternativas de segurança, como a blindagem de caminhões.
“Para nós, transportadores, os gastos diretos com segurança para evitar o roubo, escolta – fora o prejuízo operacional de ter que viajar em comboio e, às vezes, mudar de estrada para evitar zonas de risco – custam de 10 a 12% de todo o nosso faturamento”, argumenta Paulo Vicente Caleffi, presidente da Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul).


No Brasil, o custo médio para blindar um veículo de passeio é de R$ 48 mil. No caso de veículos de carga, essa cifra pode alcançar os R$ 80 mil. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), Christian Conde, a procura pelo serviço tem aumentado. “A gente não pode dizer que é uma demanda muito grande, mas essa demanda vem crescendo. Algumas blindadoras estão se especializando nesse tipo de trabalho (com caminhões) e já têm uma demanda constante”, garante.


Números da entidade revelam que, só em 2010, 7.332 veículos foram blindados no País. Nessa conta são considerados todos os tipos de veículos, como carros de passeio, caminhões e outros. O aumento foi de 5,86% na comparação com 2009. Ainda de acordo com a associação, o Brasil possui atualmente mais de 100 mil veículos blindados em circulação.
O estado de São Paulo, que concentra a maioria dos casos de roubos de cargas no país, também é o que conta com a maior quantidade de veículos blindados, é nele que estão 66% do total. No Rio de Janeiro, estão 20% dos blindados, seguidos por Pernambuco (3%) e Paraná (2%). Os outros 9% desse universo estão distribuídos entre os estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Sul. A associação ressalta que não há dados específicos sobre veículos de carga.
Na opinião do supervisor de logística da distribuidora Imifarma, Bruno Damasceno, o investimento vale a pena.  A empresa, que atua no norte e no nordeste do país, possui uma frota de 18 veículos. Desse total, três são blindados.



Outros três devem passar pela blindagem em breve. De acordo com o executivo, desde 2009, quando os caminhões foram blindados, a média de assaltos, que variava de quatro a seis por mês, caiu para zero. “Além da blindagem dos caminhões, algumas rotas são escoltadas para propor uma maior segurança aos nossos motoristas”, diz.
Para ser realizada, a blindagem de qualquer veículo depende de autorização prévia do Exército Brasileiro. A licença para o serviço deve ser solicitada pela empresa que executará a blindagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário