Visualizações

terça-feira, 6 de agosto de 2013

A Importancia dos farois em caminhoes

Muitas pessoas, não se dão conta da importância dos faróis ao conduzirem seus veículos. Além de obrigatório, esse equipamento é muito importante, para ver e ser visto. Portanto, mantê-los em bom e pleno funcionamento é uma tarefa que deve ser realizada por todos os condutores. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o motorista deve verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório.
A PRF ressalta que o uso desse equipamento deve ser feito de acordo com as seguintes determinações do CTB:
• manter os faróis do veículo acesos, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública;
• nas vias não iluminadas, deve-se usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;
• a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;
• manter acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;
• os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e os ciclos motorizados, deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.
Penalidades
O CTB traz uma série de penalidades para quem faz mau uso das luzes, entre elas:
• GRAVES, quando transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta perturbando a visão de outro condutor
• LEVES, quando fazer uso do facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública
Pensando nisso, a PRF orienta, antes de cada viagem, verificar, com a ajuda de outra pessoa, o perfeito funcionamento das luzes de seu veículo, para evitar graves acidentes.
As informações são da 6ª Superintendência Regional/SP – Núcleo de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário