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terça-feira, 10 de julho de 2012

MAN e Mercedes-Benz conquistam os melhores resultados no semestre


O primeiro semestre deste ano foi de baixa nos volumes comercializados por praticamente todas as fabricantes de caminhões quando comparados aos do mesmo período do ano passado. O desempenho foi negativo desde a ponta do ranking, ocupada pela MAN Latin America, até a sétima colocada do ranking, a Agrale.
Na média o mercado como um todo caiu 15% no semestre, para 70,4 mil emplacamentos, mas MAN e Mercedes-Benz conseguiram reduzir o prejuízo ao registrarem índices pouco melhores, com retrações de 12,9% e 12,5%, respectivamente.
A MAN manteve a liderança do ranking por marcas no período, com cerca de 22 mil caminhões emplacados e 31,2% de participação de mercado. A vice-líder Mercedes-Benz comercializou pouco mais de 18 mil unidades, o que correspondeu a fatia de 25,6% das vendas.
Desta forma as duas ponteiras elevaram participação de mercado ante o primeiro semestre de 2011, mesmo com a baixa no total de vendas: a MAN evoluiu 0,8% e a M-B 0,7%.
Ford Caminhões, Volvo, Iveco e Scania, pela ordem do ranking, caíram mais que o mercado no primeiro semestre. Para a Ford a variação negativa foi de 20%, com 11,3 mil unidades licenciadas. A Volvo registrou queda de 23%, para 6,9 mil emplacamentos, a Iveco de 20,3%, 5,4 mil unidades, a Scania de 26% para 4,7 mil unidades e a Agrale de 22,7%, com 290 caminhões vendidos.
Como ocorrera na soma dos primeiros cinco meses apenas as recém-chegadas ao mercado, como International e Hyundai, além das marcas não filiadas à Anfavea como Foton, Shacman e Sinotruk, obtiveram resultados positivos. Mas seus volumes ainda são discretos e sobre base praticamente zerada. Juntas, responderam por cerca de 3% do mercado.
Ônibus
Já nos chassis de ônibus Volvo e Scania comemoram o primeiro semestre: foram as únicas duas a registrar crescimento significativo nas vendas ante mesmo período do ano passado. Em mercado que fechou a primeira metade de 2012 em queda média de 9%, alavancaram suas vendas em 200% e 10,9%, respectivamente, para 947 e 558 emplacamentos, o que lhes deu quarta e sexta colocações no ranking.
A tradicional líder de mercado, a Mercedes-Benz, registrou estabilidade no período, com pequena alta de 0,4%, para 7,1 mil unidades. O volume é o praticamente o dobro daquele obtido pela vice colocada, a MAN Latin America, que registrou queda de 30,2% nas vendas, para 3,8 mil chassis.
A Agrale, terceira colocada, fechou o período em redução de 21,5%, enquanto a Iveco, quinta, viu redução de 15,7% nos resultados.

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