Visualizações

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Novo Freightliner Cascadia Evolution


A Daimler Trucks North America apresentou nos Estados Unidos seu novo Freightliner Evolution, que será fabricado a partir de 2013, e é até 7% mais econômico que o modelo atual.
Equipado com um motor Detroit DD15, e com melhorias aerodinâmicas, esse caminhão foi pensado para redução dos custos de operação dos frotistas, além de ser mais amigável ecologicamente. Desenvolvido em um túnel de vento, e testado extensivamente em estradas, com quase 3 milhões de quilômetros rodados, foi construído para combinar confiabilididade, durabilidade e economia de combustível sem precedentes.
A parte frontal foi totalmente otimizada para melhorar o fluxo de ar e aerodinâmica, com novas tomadas de ar, para-choques e capô melhorados em relação ao modelo atual, além de novo para-brisa, espelhos retrovisores redesenhados, carenagem na lateral do chassi e extensores de 50 cm na traseira da cabine para desviar o fluxo de ar da carreta e diminuir o arraste aerodinâmico.
O caminhão conta com o sistema “Run Smart Predictive Cruise”, da Freightliner. Esta tecnologia inovadora avalia o perfil da estrada com mais de um quilometro de antecedência, determina a melhor velocidade do veículo, e, em seguida, ajusta a velocidade real do caminhão para máxima eficiência de combustível.
Novos motores Detroit DD15
Disponível apenas para o Cascadia Evolution, o recém-lançado motor Detroit DD15 tem um turbo-compressor assimétrico, menos complexo que os turbos de geometria variável, e tem como redutor de emissões o sistema EGR, de recirculação de gases do escapamento. Esse motor é mais leve que seu antecessor, com um filtro de combustível de dois estágios, que tem menores custos de manutenção, além da necessidade de ser trocado somente a cada 160 mil quilômetros.
Os pistões foram melhorados para diminuir o atrito com o bloco do motor, reduzindo ainda mais o consumo de combustível. Possui o pacote BlueTec, mais leve, menor e menos complexo que seu antecessor.
Com todas estas melhorias, este caminhão é totalmente compatível com as novas normas de emissões GHG14, que entrarão em vigor em 2013 nos Estados Unidos. A Freightliner é a única montadora já certificada sobre estes parâmetros. Esse trabalho é parte da iniciativa “Future Transportation Shaping”, da Daimler Trucks, para reduzir a emissão de poluentes, melhorar o uso do combustíveis, com sistemas mais limpos, eficientes, além de combustíveis alternativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário