Visualizações

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Governo do Rio de Janeiro e MAN Latin America apresentam transporte oficial da Rio+20


Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a MAN Latin America apresentou ontem, dia 5 de junho, o primeiro ônibus da frota que transportará delegações durante a Rio+20, entre 13 e 22 de junho, na cidade do Rio. Será um modelo Volksbus 17.280 com tecnologia inovadora flex GNV+Diesel, que pode rodar com até 90% de combustível alternativo e proporciona redução de 20% nas emissões de gás carbônico e 80% de material particulado. A empresa será a fornecedora oficial de transportes da conferência. Além da diretoria da MAN Latin America, participarão do evento o secretário de Transportes, Julio Lopes; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno.
“Essa é uma tecnologia inédita no País e vamos colocá-la à disposição das delegações durante a Rio+20 não só para reduzir a pegada de carbono do evento, mas sobretudo para destacar algumas das soluções que os participantes da conferência buscam para o futuro do transporte sustentável”, explica Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
Ao todo, serão 17 ônibus durante o evento, usando diversas soluções de combustível, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental nos deslocamentos das delegações internacionais entre os diversos locais de conferência. A MAN Latin America também utilizará o diesel de cana, que diminui a pegada de carbono em mais de 80%. Todos os veículos atendem ainda aos mais rigorosos padrões de emissão vigentes no País.
“O lançamento desta frota é resultado de um trabalho em conjunto que levou dois anos para ser apreçoado e apresentado. Esta é mais uma vitória para nosso Estado. Uma alternativa de combustível que atende aos requisitos para o desenvolvimento de um nível de qualidade de vida ainda maior à população fluminense. Diversas outras tecnologias estão em andamento neste sentido. Estamos certos de que, em pouco tempo, o Rio será dotado de uma frota de ônibus integralmente movida a base de combustíveis limpos – assegura o secretário de Transportes, Julio Lopes.
O desenvolvimento do ônibus flex GNV+Diesel faz parte do Programa Rio Transporte Sustentável, que busca garantir à capital fluminense e região um transporte mais eficiente e sustentável para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
“O Rio de Janeiro assume mais uma vez a vanguarda em termos de energia e sustentabilidade. A adoção de novas tecnologias na área de energia é umas das principais metas do Programa Rio Capital da Energia, em que o ônibus GNV+Diesel está inserido”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, destacando o Programa que será lançado pelo governador Sérgio Cabral na próxima segunda-feira (11). O Programa visa mobilizar a sociedade e concentrar recursos para fazer do Estado uma referência mundial em energia sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário