Visualizações

quarta-feira, 21 de março de 2012

Biocombustível: teste em navio americano com diesel de algas


A americana Solazyme, fabricante de óleos renováveis e bioprodutos, anunciou que a embarcação militar USS Ford realizou com sucesso a primeira viagem regular com uso de diesel marítimo renovável fabricado pela companhia. Este é o primeiro emprego de biocombustível derivado de microalgas e cana-de-açúcar realizado pela Marinha americana em uma situação regular de atividade militar.
A viagem entre o porto natal da embarcação em Everett, Washington, até San Diego, na Califórnia, demandou 25 mil galões de combustível. Os motores LM 2500 da embarcação receberam uma mistura 50/50 do diesel marítimo Soladiesel HRD-76 e diesel de origem fóssil tipo F-76 (especificação militar). Em acordo com as exigências da Marinha nenhuma alteração foi realizada no navio ou no atracadouro de abastecimento para a realização da viagem.
Na avaliação dos engenheiros militares, o desempenho da mistura na proporção 50/50 no sistema de combustível e nos motores foi similar ao constatado com o uso de combustível fóssil tipo F-76.
Segundo o chefe de comercialização da Solazyme, o brasileiro Rogério Manso, este teste representa um importante passo para viabilizar a comercialização dos combustíveis renováveis produzidos pela empresa.
A Solazyme já produziu mais de 500 mil litros de combustível renovável in-spec para a Marinha americana, como parte do projeto Green Strike Group, do Departamento de Defesa. Este projeto tem por objetivo gerar até 2020 metade da energia demandada pelas atividades militares a partir de fontes renováveis, como biocombustíveis avançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário