Visualizações

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Veículos a diesel: 40% poluem acima do limite

A Cetesb vai intensificar a fiscalização de caminhões e ônibus para tentar diminuir a emissão de poluentes em todo o estado de São Paulo.
Segundo estimativa da agência ambiental paulista, cerca de 320 mil, dos 800 mil veículos movidos a diesel que circulam no Estado estão desregulados e despejam na atmosfera material particulado acima do limite permitido. O número representa 40% da frota movida a diesel.
“Hoje, esses veículos são os grandes vilões. Vamos apertar o cerco contra eles”, afirma o gerente de Emissões Veiculares da Cetesb, Vanderlei Borsari.
Segundo Borsari, no ano passado, 11 mil veículos movidos a diesel foram multados em todo o Estado por estarem desregulados. A multa, de R$ 1.047, dobra no caso de reincidência.
A partir do ano que vem, a Cetesb vai colocar cinco unidades móveis apenas para fiscalizar a emissão de fumaça preta por veículos a diesel. “Serão blitz semanais em toda a Grande São Paulo. Cada uma das novas unidades terá equipamentos semelhantes aos da inspeção veicular da capital”, afirma.
Estudo do Laboratório de Poluição da USP revela que 7.000 pessoas morrem por ano na região metropolitana de São Paulo em decorrência de problemas causados pela poluição, uma média de quase dez óbitos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário