Visualizações

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Operação para fiscalizar emissão de gases poluentes em ônibus é realizada em BH


O Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (MMA) realizam nesta terça-feira (13), em Belo Horizonte, uma operação para fiscalizar a quantidade de gases poluentes emitida por ônibus intermunicipais e metropolitanos que circulam pela capital mineira.
De acordo com representantes do DER, durante a operação, que teve início nesta manhã, um aparelho será usado para medir a emissão de gases. Caso seja comprovado alta liberação de fumaça, o veículo será retirado de circulação e a empresa responsável pode pagar multa de R$ 100. O veículo reprovado deverá ser regularizado e passar por nova inspeção.
Segundo o DER, além de tentar obter melhorias na qualidade do ar, a operação visa conscientizar as empresas de ônibus sobre a importância de fazer manutenção nos veículos e de usar combustíveis com baixo teor de enxofre.
Os ônibus fiscalizados serão selecionados aleatoriamente na rodoviária de Belo Horizonte e encaminhados para um pátio nas proximidades do local, após o desembarque dos passageiros.
Até às 10h37 desta terça, oito veículos já foram fiscalizados e cinco apresentaram irregularidades. Por enquanto, a operação é preventiva.
A previsão é que, até esta quarta-feira (14), 60 veículos sejam fiscalizados. A frota total é de 3 mil veículos e cada ônibus pode circular até completar 15 anos de fabricação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário