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sábado, 20 de abril de 2013

Primeiro trólebus do lote de 60 veículos novos já estão em testes na Capital Paulista


A produtora de sistemas para trólebus Eletra informou que já está em operação a título de testes, o primeiro dos 60 veículos elétricos novos que devem ser entregues até setembro.

O ônibus é um modelo Caio Millennium BRT sobre chassi Scania de três eixos com 15 metros de comprimento.

Semelhante aos 50 veículos Scania que já foram entregues para a Ambiental Transporte, operadora da zona Leste de São Paulo, de acordo com a Eletra o ônibus elétrico possui capacidade para 101 passageiros.

O motor de tração é WEG e os novos modelos contam com sistema de baterias que permitem tráfego de até sete quilômetros independentemente de os ônibus estarem ligados à rede aérea.
Isso auxilia em queda do fornecimento de energia ou das alavancas do trólebus, fazendo com que o veículo percorra até um terminal ou trecho para recuo sem atrapalhar o trânsito em caso de problemas com a rede.

Dotados de itens de acessibilidade, os trólebus são de piso baixo central e possuem rampas e fixadores para cadeira de rodas, além de espaço para cão guia e bancos especiais para portadores de deficiência física, gestantes, obesos, pessoas recém operadas, machucadas ou com crianças de colo.

O ônibus também possui iluminação interna de LED.

Além destes veículos, a cidade também vai contar com mais dez trólebus de 12,5 metros de comprimento com capacidade para 96 passageiros, de acordo com a Eletra, soibre o inédito chassi Volkswagen MAN para esta aplicação.


Transporte sustentável

A maior vantagem dos novos trólebus está no quesito sustentabilidade. Por conta das vantagens da tração elétrica, os veículos não emitem gases poluentes na atmosfera e ajudam a reduzir consideravelmente a poluição sonora nas vias e terminais por onde circulam. Ao renovar a frota usando trólebus de última geração, a Metra aposta na qualidade, agilidade e sustentabilidade do transporte de passageiros. Segundo a empresa, a Metra já tem tradição em operar este tipo de veículo no Corredor Metropolitano ABD e isso representa um investimento seguro em soluções limpas e eficientes para milhares de passageiros transportados todos os dias.

Tecnologia de última geração em trólebus

Desenvolvidos no Brasil, os novos trólebus adquiridos pela Metra são montados pela Eletra (empresa do grupo ABC) e usam chassi Mercedes Benz, sistema de tração elétrica WEG e baterias Moura coordenadas por uma central computadorizada que reduz o custo da operação e garante agilidade no trabalho de manutenção com maior durabilidade dos componentes.

Uma das novidades é o sistema de freios regenerativos, presente em veículos elétricos de última geração, o qual reaproveita parte da energia dispensada na frenagem para recarregar o sistema autônomo das baterias, que em caso de falha, entram em operação com autonomia de até três quilômetros. Essa distância evita transtornos em casos de queda de energia e permite a operação do trólebus em locais não servidos pela rede aérea.

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