Visualizações

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Volks-MAN exporta 25 ônibus off-road para Angola



Os serviços de transportes de passageiros na Angola sentem mais de perto a robustez e a flexibilidade dos ônibus produzidos no Brasil.

A Volkswagen-MAN, pela empresa representante da marca, Asperbras, vendeu para o país africano 25 unidades do modelo 15-190E OD MWM – E3 – 2R. Aqui no Brasil, o modelo é usado em áreas de difícil acesso e sem pavimento, em especial para transporte escolar. É um dos ônibus eleitos pelo Programa Caminho da Escola.

Bem mais robusto e com suspensão mais alta que os ônibus convencionais, o Volksbus 15-190 escolar também é adequado para a topografia do país do continente africano.

Essas 25 unidades serão destinadas para transporte de trabalhadores de setores como construção civil, mineração e companhias de linhas urbanas que atendem locais com condições severas de operação.

Os veículos exportados são encarroçados pelo modelo Gran Midi, da Mascarello.

Os primeiros dez ônibus já estão em Angola, e os demais devem ser embarcados em janeiro de 2013.

A Volkswagen-MAN no Brasil acredita que o número de veículos 15-190 para aplicações severas deve se expandir na Angola no próximo ano.

Os operadores locais aprovaram até agora o veículo e outros frotistas já demonstraram interesse no produto. No entanto, a importadora Apebras reconhece que a concorrência com outras marcas é grande neste mercado de ônibus mais robustos.

O modelo brasileiro que foi para Angola tem ângulo de ataque (de entrada) maior assim como o de saída, na traseira. Os balanços dianteiro e traseiro (a distância entre os para-choques e os eixos) são menores, o que auxilia também em subidas e descidas com maior angulação. A suspensão é reforçada e a altura entre o assoalho e o solo é maior. No entanto, o ônibus não perde em acessibilidade e conforto, já que o sistema de amortecimento é mais moderno. O veículo também conta com elevador e espaço especial para cadeira de rodas.

A Aspebras Veículos atualmente tem sede em Luanda, mas o objetivo é expandir para outras regiões na Angola com mais unidades. Em 2012, a empresa auxiliou no crescimento da Volkswagen-MAN no país africano. Para se ter uma idéia, ente janeiro e novembro deste ano, o crescimento das exportações da Volkswagen-MAN para a Angola foi de 60% em comparação ao mesmo período de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário