Visualizações

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Sogal investe em sistemas tecnológicos em sua frota e eleva qualidade do serviço


onibus sogalCom o objetivo de elevar ainda mais o padrão de conforto e comodidade de seus clientes, a Sogal, empresa de transportes de Canoas (RS), acaba de investir na modernização de sua frota de veículos e implanta o Sistema Inteligente de Transporte, solução tecnológica de informação sem fio (wireless) para gerenciamento e controle dos sistemas de transportes. Os ônibus Marcopolo, dos modelos Torino, Senior Midi e Senior, receberam novos equipamentos eletrônicos com objetivo de promover entretenimento e informações para os passageiros.
Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, as empresas brasileiras de transporte público tem investido cada vez mais para oferecer padrão mais elevado e diferenciais para os seus clientes. “A Sogal é uma das principais viações do Rio Grande do Sul e um tradicional parceiro. Hoje, possui uma frota de aproximadamente 140 ônibus, 100% dos quais de modelos Marcopolo, e está entre as que mais investem em soluções tecnológicas para a comodidade e segurança dos passageiros”, explica o executivo.
O Sistema Inteligente de Transporte (ITS) consiste na implantação de equipamentos de GPS/GPRS nos ônibus proporcionando acesso instantâneo as informações de tráfego, localização, velocidade, identificação do veículo e tripulação, transmitindo diretamente para um Centro de Controle Operacional (CCO) onde é possível gerar uma gama de serviços tanto para as autoridades locais como para os operadores e passageiros. “Com o ITS o transporte público ganha em eficiência, segurança e atratividade as pessoas. Toda a operação é transmitida via WEB, em tempo real, permitindo ver a cada instante tudo o que ocorre com os veículos e corrigir imediatamente qualquer problema”, explica Corso.
O sistema também permite uma comunicação instantânea entre o Centro de Controle e o motorista através de mensagens pré-determinadas ou digitadas e enviadas pelo Centro de Controle. A comunicação com o usuário acontece através de painéis (totens) instalados em pontos estratégicos da cidade, permitindo a visualização das linhas e o tempo que cada ônibus levará para chegar no ponto de parada.
Outro recurso também disponível ao usuário é a Informação Dinâmica de chegada das diversas linhas nos mais de 1.500 pontos de parada no município. Os passageiros poderão enviar uma mensagem de texto pelo celular (SMS) para a Sogal, informando qual a parada devidamente identificada que pretende embarcar e em alguns segundos recebe uma resposta com a informação de todas as linhas que estão em aproximação do local escolhido.
Sistema de monitoramento por câmeras e mídia
A Sogal firmou parceria a Express TV para implantação de um sistema de monitoramento por câmeras nos coletivos e propagandas através de monitores de LED Full HD, com o objetivo de oferecer maior conforto e segurança para os usuários do sistema de transporte coletivo da cidade de Canoas e região.
As câmeras de segurança inibem a criminalidade, dão mais tranqüilidade para o passageiro e servem para monitorar o funcionamento do transporte coletivo, sendo possível acompanhar desde o fluxo diário de pessoas até o comportamento dos funcionários. Trata-se de um sistema de filmagem composto por quatro câmeras de segurança, instaladas em pontos estratégicos dos ônibus de linha, que exibem imagens captadas e transmitidas online para um Centro de Controle de Imagens.
A Express TV é um veículo de comunicação inovador voltado para o público do transporte coletivo e consiste na transmissão online de programação exclusiva para os ônibus. “O objetivo da Sogal é promover entretenimento, cultura e informações dos mais variados temas para a distração dos passageiros”, ressalta Corso.
Com uma audiência de 1,5 milhão de pessoas por mês, a programação da Express TV aborda diferentes temas desde noticiários, moda, cultura, esportes, educação, horóscopo, entrevistas, gastronomia e lazer. Com perfil de conteúdo educativo, visa a promoção da cultura, incentivando a responsabilidade social e servindo como um canal para informações de utilidade pública, tornando o deslocamento em ônibus muito mais agradável e produtivo.
Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário