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quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Volvo apresenta tecnologias na FetransRio 2012


A Volvo Bus Latin America lança na FetransRio, que acontece de 3 a 5 de outubro, no Rio de Janeiro, um moderno gerenciador de frota. O sistema pode ser aplicado nas linhas de chassis urbanos e rodoviários e permite que o transportador tenha um completo raio x de suas operações. Além disso, é possível acompanhar os veículos em trânsito em tempo real, via Internet.
“O sistema é uma importante ferramenta que contribui para aumentar a produtividade e a rentabilidade do transportador”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. A partir de 2013, todos os veículos rodoviários e híbridos da marca, contarão com o hardware instalado de fábrica, que permite a ativação do serviço caso seja contratado. Nos ônibus urbanos, o sistema é um item opcional.
O gerenciador de frota oferece ao transportador informações sobre consumo de combustível, emissão de poluentes, horas rodadas e velocidade média da frota por veículo e também por motorista. Além disso, é possível acompanhar a posição do ônibus em tempo real, identificando atrasos, problemas ou desvios de rotas, e gerar um histórico de posições.
“O sistema faz um diagnóstico completo sobre a operação do veículo e o comportamento do motorista. Com essas informações, é possível definir metas, identificar desvios e adotar medidas para aumentar a segurança da operação, além de diminuir os custos operacionais de consumo e manutenção”, explica Bernardo Cruz, coordenador de telemática da Volvo Bus Latin America.
É possível, por exemplo, identificar deficiências de condução e, a partir delas, investir em treinamentos de direção econômica e defensiva para melhorar o desempenho dos motoristas ao volante. “A maneira de conduzir influi diretamente no consumo de combustível e na vida útil das peças. Os treinamentos melhoram o desempenho do motorista, contribuindo para reduzir o consumo de combustível e aumentar a vida útil dos componentes e o conforto dos passageiros”, comenta Cruz.
Por meio do módulo Perfil de Condução há a possibilidade de identificar o comportamento do motorista combinado ao perfil do relevo da rota, revelando a marcha usada, a rotação e a aceleração. Outro benefício do sistema é o envio dos alarmes que são mostrados no painel do veículo como temperatura do motor e excesso de velocidade, entre outros.
O novo gerenciador de frotas da Volvo está disponível em três pacotes. Um básico, com relatórios, alarmes e eventos; um médio com as informações de posicionamento (mapas); e um completo, com um relatório detalhado da condução do veículo motorista.
ITS4mobility, gerenciador de tráfego da Volvo contribui com mobilidade no trânsito
A Volvo Bus Latin America apresenta na FetransRio seu programa de gerenciamento de tráfego para frotas urbanas, o ITS4mobility. O sistema monitora a circulação da frota de ônibus em tempo real, indicando, por exemplo, a posição dos veículos no trajeto e o tempo de percurso. Estas informações permitem identificar pontos críticos e implementar melhorias para aumentar a eficiência do transporte urbano e a mobilidade do trânsito.
“Um sistema de transporte de passageiros eficiente precisa contribuir, acima de tudo, com a melhoria da vida das pessoas. Em consequência, nós trabalhamos para oferecer aos sistemas de transporte produtos e soluções que contribuam para sua eficiência”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Um dos diferenciais do ITS4mobility é que ele oferece informações tanto para o operador de transporte quanto para os passageiros. O sistema oferece aos operadores dados como tempo de percurso, pontualidade dos veículos, quantidade de ônibus nos trajetos e velocidade média por linha. “A análise dessas informações permite um melhor planejamento do sistema de transporte, o que garante mais eficiência, mobilidade e rentabilidade”, explica Bernardo Cruz, coordenador de telemática da Volvo Bus Latin America.
Para os passageiros, a vantagem é o acesso em tempo real aos horários de chegada dos ônibus aos pontos de parada de cada uma das linhas que circulam. As informações podem ser acessadas pela internet, em totens espalhados em pontos estratégicos, por um call center ou ainda em mensagens de texto via celular. Desta forma, o usuário do transporte público pode planejar melhor o seu tempo de deslocamento, evitando atrasos e longos períodos de esperas.
“As informações vão além da tabela de horários, pois informa com precisão e em tempo real o horário dos veículos. O passageiro é informado sobre o horário do próximo ônibus e do seguinte. Assim, se ele não conseguir pegar o primeiro, sabe qual é o horário do próximo”, informa Cruz.
O ITS4mobility é utilizado com sucesso na Europa, no Brasil, no Canadá e na África do Sul. No Brasil, o sistema está em operação em Goiânia desde 2009 e este ano a cidade foi indicada pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) como exemplo de boas práticas para a mobilidade urbana na área de Serviços de Informação Metropolitano.
O sistema, chamado de Serviço de Informação Metropolitano (SIM), é operado pelo Consórcio da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) da cidade, e oferece informações aos passageiros do transporte urbano e gerencia as atividades de gestão, operação e manutenção dos terminais de integração, além de controlar e monitorar toda a frota. Desde a instalção do sistema, houve redução de custos, a produtividade operacional aumentou em 55% e os clientes do transporte urbano estão mais satisfeitos.
O ITS4mobility opera com veículos de qualquer fabricante já sendo utilizado inclusive em operações multimodais (VLT-ônibus-Barcas).
Soluções de telemática da Volvo garantem eficiência ao operador e conforto ao passageiro
Os produtos de telemática da Volvo podem ser contratados pelo transportador integrados ou separadamente. “O ganho de integrar os dois programas é obter mais eficiência no transporte e reduzir custos, já que é possível ter o controle total da operação”, diz Bernardo Cruz, coordenador de Telemática da Volvo Bus Latin America.
O gerenciador de frota e o gerenciador de tráfego urbano da Volvo Bus Latin America oferecem uma série de benefícios tanto ao operador de transporte quanto ao passageiro. O operador ganha em eficiência e lucratividade e o passageiro ganha em conforto e qualidade. “Nosso compromisso é uma solução de telemática que ofereça qualidade de vida ao cidadão e menos emissões de poluentes, mas que também beneficiem o transportador, reduzindo custos da operação”, destaca Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin América.
O gerenciador de frota oferece ao transportador dados que permitem um melhor planejamento das operações, como consumo de combustível, emissão de poluentes, horas rodadas, possíveis falhas e a velocidade média da frota por veículo e por motorista. “São informações que permitem identificar pontos críticos e interferir com ações que garantam mais eficiência ao transporte e, consequentemente, maior lucratividade”, afirma Cruz.
Já o gerenciador de tráfego, o ITS4mobility, permite que o passageiro tenha acesso aos horários dos ônibus em tempo real e possa se planejar e não ficar no ponto de ônibus por longos períodos. O horário em que o próximo ônibus e o seguinte vão passar no ponto desejado pelo passageiro são informados com precisão pela internet, em totens espalhados em locais estratégicos, call center e mensagem de celular.
As informações que oferecem ao passageiro mais conforto e qualidade de vida, já que ele consegue ter o domínio de seu tempo de deslocamento, evitando atrasos ou longos períodos de espera. A vantagem para o operador é ter um conhecimento mais detalhado da operação dos ônibus e da quantidade de passageiros em cada hora do dia, podendo, desta forma, planejar o transporte público de forma a garantir maior mobilidade no trânsito
Volvo apresenta na FetransRio primeiro ônibus híbrido fabricado no Brasil
A Volvo Bus Latin America exibe durante a FetransRio o primeiro chassi híbrido da marca fabricado no Brasil. A produção dos primeiros veículos na planta brasileira, localizada em Curitiba, iniciou em junho deste ano. As primeiras unidades são destinadas à Curitiba e São Paulo. A operação da Volvo no Brasil é a primeira a fabricar o veículo depois da Suécia, sede mundial do Grupo Volvo.
“Os híbridos são os veículos do futuro. Somos os primeiros a trazer para o Brasil a melhor solução híbrida em transporte urbano de passageiros já desenvolvida pela indústria automotiva no mundo, o que reforça nossa posição de vanguarda em oferecer soluções de transporte menos poluentes, mais econômicos e que contribuam com a qualidade de vida da população”, destaca Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
A tecnologia usada pela Volvo permite economia de combustível de até 35% e reduz em 90% as emissões de gases poluentes, em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3. Outra vantagem do veículo é não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação.
“Estamos muito otimistas. O Brasil tem um excelente potencial de mercado e nossos clientes têm demonstrado muito interesse pelo híbrido. O caminho para a eletromobilidade é irreversível”, argumenta Euclides Castro, gerente de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
Tecnologia
O ônibus híbrido tem uma tecnologia revolucionária e é a solução híbrida mais avançada já desenvolvida. Chamada de “Híbrida em Paralelo”, foi projetada para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também é usado como gerador de energia durante as frenagens.
O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado. A Volvo já vendeu mais de 700 ônibus híbridos para 18 países espalhados por todos os continentes.
Volvo apresenta na FetransRio sua nova linha de chassis rodoviários e urbanos
A Volvo Bus Latin America apresenta na FetransRio, sua nova linha de chassis rodoviários e urbanos, com tecnologia Euro5. São 14 ônibus, sendo oito urbanos e seis rodoviários. Os novos modelos receberam uma série de avanços tecnológicos que deixaram os veículos ainda mais econômicos e seguros.
“Temos o maior e mais completo portfólio de produtos, e nossos veículos, que já eram uma referência no mercado pela segurança e alto grau de tecnologia embarcada, estão ainda mais seguros, econômicos e eficientes”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
No segmento rodoviário, a Volvo oferece o ônibus mais potente do mercado, com motor de 450cv, o B450R. Os novos chassis estão disponíveis nas versões 4X2, com potências de 340cv e 380cv; na versão 6X2 com 380cv, 420cv e 450cv; e na versão 8X2 com 420cv e 450cv de potência.
Os chassis estão mais leves e foram equipados com avançadas soluções que reduzem os custos operacionais do transporte e aumentam sua capacidade de carga. “Os chassis mais leves permitem maior volume de carga, além de apresentarem uma economia de até 12% no consumo de combustível em relação aos modelos anteriores”, destaca José Luis Gonçalves, gerente da linha de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America.
Os novos ônibus rodoviários também ganharam um novo sistema de suspensão, que oferece mais estabilidade e conforto. Além disso, são equipados, de série, com a moderna caixa de câmbio eletrônica da Volvo, a I-Shift, e com o sistema de freios inteligentes ABS/EBS que, numa freada de emergência, manda mais pressão para as rodas, aumentando seu desempenho. Outra novidade é que os veículos podem vir equipados com o Alcolock, um bafômetro instalado no painel que impede o veículo de rodar caso o motorista apresente sinal de embriaguez.
Urbanos
A linha de chassis urbanos da Volvo também recebeu avanços tecnológicos que aumentam a eficiência do transporte. Os modelos receberam uma nova caixa de transmissão automática, a Ecolife, e um novo sistema de controle de aceleração. Só a caixa Ecolife reduz o consumo de combustível em até 6%, além de outros custos operacionais do transporte, já que há menor desgaste de componentes internos, permitindo que os períodos de troca de óleo e manutenção sejam prolongados..
Os novos modelos também foram equipados com um controle de aceleração inteligente, exclusivo da Volvo, cuja função é garantir que só a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, otimizando a eficiência do veículo e reduzindo o consumo de combustível.
“Nossa linha de urbano, que já é a mais completa e atende chassis urbanos que atendem às mais variadas necessidades do transportador”, diz Euclides Castro, gerente da linha de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.
A linha de chassis urbanos da Volvo é composta por chassis com motor dianteiro e traseiro; articulados e biarticulados, e ainda com opções de piso alto e baixo. “Somos líderes no mercado de BRT (Bus Rapid Transit), os chamados sistemas organizados de transporte coletivo urbano, em toda a América Latina”, destaca o gerente.
Sistema BRT oferece qualidade e mobilidade ao trânsito de grandes e médias cidades
Os BRTs (Bus Rapid Transit), conhecidos no Brasil como sistemas organizados de transporte coletivo urbano, são uma solução que contribui para a melhoria da mobilidade do trânsito de cidades com mais de 300 mil habitantes e, consequentemente, oferecem melhor qualidade de vida à população. A eficiência do sistema deve-se ao fato de que possibilita um aumento da capacidade de transporte urbano de passageiros e da velocidade média dos ônibus.
“É um circulo virtuoso que beneficia todos os cidadãos. São menos ônibus circulando nas ruas, menos emissões de poluentes, menos motoristas e menor necessidade de infraestrutura. Tudo isso permite que as pessoas passem menos tempo no trânsito, diminui os custos de operação do transporte e, consequentemente, o custo das tarifas”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
O presidente explica que, historicamente, a Volvo vem apoiando e participando intensamente do desenvolvimento de BRTs com veículos e serviços desenhados para este fim. A empresa é líder no mercado de ônibus para este tipo de sistema no Brasil e na América Latina.
O sistema BRT é baseado em corredores troncais com ônibus de grande capacidade de transporte, articulados ou biarticulados, e complementado por alimentadores com ônibus convencionais nos bairros distantes dos eixos principais.
“Os ônibus articulados e biarticulados, por possuírem alta capacidade de transporte, representam uma excelente opção para ampliar o atendimento ao usuário e diminuir o tempo de deslocamento”, destaca Euclides Castro, gerente da linha de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America. Os ônibus articulados possuem capacidade de transporte 80% maior que os convencionais, e os biarticulados têm capacidade para 270 passageiros em uma única viagem.
Modelos de eficiência
O BRT está se consolidando em vários países como a melhor opção em sistemas de transporte de massas de alta qualidade. Este modelo de transporte de passageiros está ganhando a simpatia de governantes, gestores do setor e de vários especialistas por conta dos benefícios proporcionados para a população.
Atualmente, o sistema Transmilenio, de Bogotá, na Colômbia, é o mais avançado do mundo. “É um dos maiores e mais eficientes, pois melhorou significativamente a situação do trânsito na cidade, reduziu a enorme frota de veículos de pequeno porte que transitava pela região central, diminuiu o número de acidentes de trânsito e contribuiu significativamente para a melhoria da qualidade do ar”, conta Castro.
Segundo levantamento feito pelo município de Bogotá, com as mudanças viárias e de infraestrutura e a chegada dos articulados Volvo, o BRT conseguiu retirar das ruas já no seu início 7 mil ônibus particulares de pequeno porte, reduzindo o consumo de combustível e diminuindo em 59% as emissões de poluentes.
Outro modelo de sucesso é o BRT de Santiago, no Chile, Transantiago. Embora a cidade já contasse com um sistema de metrô, a capital chilena tinha dificuldades para controlar os cerca de 3,5 mil operadores privados de transporte coletivo urbano que possuíam mais de 8 mil veículos de diversos tamanhos.
Utilizando ônibus de piso baixo, que podem parar em qualquer ponto ou estação de embarque ao nível do meio-fio, a solução de Santiago contorna a falta de espaço nas vias urbanas e otimiza os tempos de embarque e desembarque, sem a necessidade de investir em plataformas especiais elevadas.
Curitiba, capital do Paraná, foi a pioneira na instalação de BRTs. A cidade possui o sistema de transporte integrado mais antigo da América Latina, que teve seu início em 1974. Nos anos 80, os usuários passaram a utilizar roletas e o bilhete único, fatos que consolidaram a RIT (Rede Integrada de Transporte).
Fonte: Volvo

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