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segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Renault Trucks irá renovar toda sua linha de caminhões em 2013


Durante a conferência de imprensa no salão de Hannover, Heinz-Jürgen Löw, Presidente da Renault Trucks, anunciou que a passagem para a Euro VI proporcionará uma oportunidade para renovar totalmente as gamas de longa distância, distribuição e construção, a partir Junho de 2013. Todos os veículos abrangidos estão atualmente sendo testados em pistas da Renault Trucks e em condições reais de exploração junto de clientes parceiros. Porque foi a partir dos clientes, das suas necessidades e das suas expectativas, que a Renault Trucks concebeu e desenvolveu estes veículos. Esta nova gama tem por objetivo alcançar a excelência e a Renault Trucks usa todos os meios que tem ao seu dispor para o concretizar. Heinz-Jürgen Löw disse: “Em Junho vai assistir a uma verdadeira revolução. Os nossos novos veículos vão ser uma surpresa para si, não somente em termos de design, mas também de desempenho. Visamos a excelência e usamos todos os meios que possuímos para a alcançar.”
O Salão IAA foi também uma oportunidade para a Renault Trucks apresentar a tecnologia dos seus futuros motores Euro VI. A gama alta disporá de um novo motor de 11 litros e com seis cilindros, o DTI 11, equipado com um sistema de injecção Common Rail. Está associado a um sistema de pós-tratamento das emissões poluentes SCR adaptado para a Euro VI. Para assegurar desempenhos ideais neste sistema, a Renault Trucks combina diferentes soluções, como a reutilização dos gases de escape durante as fases de arranque do motor, a utilização de válvulas na entrada e no escape ou ainda estratégias de combustão específicas. O sistema de pós-tratamento é completado com um filtro de partículas, presente em todos os motores Euro VI da Renault Trucks. Uma tecnologia similar encontra-se no DTI 13, o motor de 13 litros, que possui um sistema electrônico de injectores bem adaptado aos motores desta cilindrada.
Para a sua gama intermédia, a Renault Trucks desenvolveu um novo motor de quatro cilindros de 5 litros, o DTI 5, e um novo motor de seis cilindros e 8 litros de cilindrada, o DTI 8. Ambos estão associados a um sistema EGR. Este recicla uma parte dos gases de escape durante a combustão e reduz o NOx produzido pelo motor. Os NOx restantes são então eliminados por catálise através do sistema SCR. Por último, o filtro de partículas, mais uma vez, permite responder ao nível muito baixo de emissões de partículas imposto pela Euro VI.
Com estes novos motores Euro VI, a Renault Trucks pretende concretizar um objetivo triplo: fornecer aos seus clientes motores que respondam à norma Euro VI, com desempenhos em termos de consumo, de confiabilidade e de manutenção similares ou superiores aos motores Euro V.
Presentemente, não existe procura por parte dos clientes em prol de uma antecipação da norma e a gama atual da Renault Trucks responde perfeitamente às suas expectativas, nomeadamente em termos de controle do consumo.
Pioneira e líder em matéria de redução do consumo, a sua iniciativa All For Fuel Eco sublinha o envolvimento de todos os colaboradores da empresa em benefício das poupanças de combustível, da própria concepção do caminhão e da sua manutenção na rede Renault Trucks. Para os clientes, isto traduz-se nas Soluções Optifuel. Estas consistem num conjunto de ferramentas e de serviços que são disponibilizados aos clientes para lhes permitir configurar corretamente o veículo, selecionando, nomeadamente, o modo de propulsão mais adaptado (eléctrico, híbrido, GNV ou diesel), formando adequadamente os seus motoristas, acompanhando e analisando de forma precisa o consumo dos seus caminhões e fazendo a manutenção adequada nos veículos com serviços específicos dedicados à poupança de combustível. No final, os números falam por si. As caixas robotizadas da Renault Trucks permitem até 7% de poupança em termos de consumo, o cumprimento do Optifuel Programme até 15% à escala de uma frota, e a formação em condução econômica Optifuel Training já foi realizada por 21000 motoristas.
Hoje, com os veículos de 2,8 a 120 toneladas, a Renault Trucks possui uma gama completa de veículos adaptados às necessidades de cada cliente e de cada atividade. Além disto, o fabricante comercializa a oferta de veículos de energia alternativa mais vasta do mercado. Esta propõe veículos 100% eléctricos com o Maxity Elétrico (4,5 t), híbridos com o Premium Distribuição Hybrys Tech (19 t/26 t) e a gás natural com o Premium Distribuição GNV (19 t/26 t). Atualmente, a Renault Trucks continua as suas atividades de investigação com, nomeadamente, um veículo experimental: o Midlum Eléctrico. Três exemplares estão atualmente a ser testados em clientes parceiros, em Lião, com o Carrefour e a STEF, e em Zurique e Lausana com a Nestlé Suisse.
Mas se os veículos urbanos são mais propensos a receber tecnologias de propulsão alternativas, para o transporte de longa distância o diesel continua, e continuará a ser o privilegiado de sempre.
É por isso que a Renault Trucks prossegue com os seus estudos para limitar ainda mais, e sempre, o consumo. No estudo de design industrial CX/03, apresentado no Salão de Hannover, tudo foi pensado para favorecer o aerodinamismo e tornar o veículo o mais leve possível. Por exemplo, a sua calandra é uma estrutura tubular que combina alumínio e fibra de carbono, e possui três lamelas aerodinâmicas na base que orientam o fluxo de ar para os lados. O CX/03 pretende apresentar o que a Renault Trucks faz de melhor em matéria de poupança de combustível e fornecer-lhe uma direção a seguir na sua procura pela excelência.
Estes trabalhos de investigação inscrevem-se plenamente no compromisso da Renault Trucks Deliver que é mais atual do que nunca. Os caminhões são essenciais à nossa vida moderna. Transportam bens, alimentos, cultura ou ainda ajuda humanitária. A Renault Trucks contribui para restituir ao transporte rodoviário o estatuto que merece e propor soluções de transporte eficazes e que respeitem o ambiente em benefício dos seus clientes, assim como de toda a sociedade.
Fonte: Renault

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