Visualizações

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ônibus híbrido da Volvo recebe prêmio de inovação em engenharia mecânica


O ônibus híbrido produzido pela Volvo no Brasil em Curitiba recebeu o prêmio de “Inovação em Engenharia 2012” da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, na categoria Engenharia Mecânica. A Volvo iniciou a produção dos chassis híbridos no país em junho deste ano e várias unidades já estão em operação em Curitiba, a primeira cidade brasileira a adquirir veículos com esta tecnologia.
Além da Volvo, outras seis empresas foram premiadas, todas do Rio Grande do Sul. “É uma honra para nós receber este prêmio, pois somos a única empresa de fora do Rio Grande do Sul, um estado que tem uma indústria mecânica forte”, afirma o gerente da linha de urbanos da Volvo Bus Latin America, Euclides Castro.
Os projetos das empresas premiadas foram avaliados por uma equipe técnica formada por engenheiros da Faculdade de Engenharia da PUC – RS, da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Unsinos e da Faculdade de Tecnologia – Fetc.
Tecnologia híbrida
O ônibus híbrido da Volvo é produzido com uma tecnologia que permite uma economia de combustível de até 35% e reduz em 90% as emissões de gases poluentes, em relação aos ônibus com tecnologia Euro 3, que estão em circulação atualmente. Outra vantagem do veículo é não emitir ruído em cerca de 30% a 40% do tempo de operação.
A solução híbrida usada nos veículos é a mais avançada já desenvolvida no mundo. Chamada de “Híbrida em Paralelo”, foi projetada para um ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também é usado como gerador de energia durante as frenagens.
O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.
Fonte: Volvo

Nenhum comentário:

Postar um comentário