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terça-feira, 21 de agosto de 2012

MAN desenvolve caminhão híbrido “Plug-In”


A MAN vai apresentar ao público no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, em setembro, o protótipo de um caminhão pesado híbrido, cujas baterias também podem ser alimentadas através de uma tomada de eletricidade, um sistema denominado “Plug-In”. Batizado de Metropolis, pode circular em zonas ambientalmente sensíveis sem emissões e quase sem ruído. As baterias de íons de lítio, localizadas atrás da cabine para não roubar espaço da carroceria e otimizar a distribuição de peso, podem ser alimentadas por uma tomada elétrica. Um motor diesel de origem Volkswagen (o V6 TDI, o mesmo, por exemplo, do Volkswagen Touareg), funciona como gerador de bordo e como extensor de autonomia.
O MAN Metropolis é um caminhão elétrico que tem como base o MAN TGS 6×2. O seu motor elétrico desenvolve cerca de 203 kW e aciona o eixo traseiro através de uma caixa automática de duas velocidades. As unidades auxiliares, como direção assistida, compressor de ar, bomba hidráulica e sistema de ar-condicionado também são operadas eletricamente e comandadas em função da procura graças a um sistema de gestão de energia. Um monitor no habitáculo transmite informações ao motorista sobre dos parâmetros de energia, tais como recuperação de energia, estado da bateria e modo de carga.
A energia é fornecida por baterias modulares de íons de lítio com uma capacidade máxima de 105 kWh. Graças à função “Plug-in”, as baterias podem ser recarregadas num ponto de abastecimento. As baterias foram instaladas atrás da cabina, por cima do eixo dianteiro, onde é instalado tradicionalmente um motor diesel num caminhão convencional. O peso da bateria fica assim no eixo dianteiro permitindo que o eixo traseiro possa suportar a carroceria e a carga. A redução de peso alcançada pela eliminação do motor convencional de caminhão e da caixa de velocidades é neutralizada pelo peso do sistema híbrido, pelo que o veículo tem exatamente a mesma tara que o MAN TGS 6×2 de série.
A função de extensor de autonomia é assegurada pelo motor diesel V6 TDI 3.0 com 204 cv de potência. Um programa de gestão eletrônica do motor procura que o motor diesel funcione sempre da forma mais eficiente em termos de consumo.
O MAN Metropolis irá estar em serviço experimental, durante dois anos, na coleta de resíduos urbanos na Bélgica, mais concretamente na região de Antuérpia – Bruxelas. A operação será assegurada pela SUEZ Environnement. O veículo receberá uma carroceria fabricada pela Faun, com um sistema hidráulico de carregamento dos containeres de lixo concebido especialmente para uma operação totalmente elétrica.
Em modo de baixo ruído, o MAN Metropolis funciona apenas com motor elétrico, sendo realizada de forma elétrico-hidráulica o acionamento para elevação do contentor de lixo e compressão dos resíduos.
A operação elétrica foi concebida para um turno diário, compreendendo dois ciclos de quatro horas de coleta de resíduos e uma distância de 15 quilômetros em operação de para e arranca. O extensor de autonomia é utilizado ocasionalmente durante o turno diário.

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