Visualizações

domingo, 8 de julho de 2012

Caminhão elétrico para transporte alternativo de minério


Durante a “Almedalen Week” em Visby, na ilha sueca de Gotland, a Scania e a Siemens estão exibindo um caminhão de propulsão elétrica. A Scania está preparada para demonstrar um caminhão elétrico em operação na estrada entre Pajala e mina de ferro em Svappavaara no extremo norte da Suécia, em uma rota eletrificada com cabos aéreos.
“Este é um dos muitos projetos diferentes na Scania para descobrir novas alternativas de combustíveis para o futuro”, diz Sara Bengtsson, gerente de Relações Públicas da Scania.
O caminhão com minério de ferro irá percorrer 150km ou mais para Svappavaara com a carga de minério de ferro até uma ferrovia que vai levar o minério para um porto na costa atlântica do norte da Noruega. Em um relatório recente, a Administração dos Transportes da Suécia afirmou que caminhões totalmente elétricos, ou usando cabos aéreos ou trilhos na estrada, são uma alternativa realista.
Uma fonte de alimentação condutiva é provavelmente também a única solução realista para este serviço, já que a estrada é construída sobre pântanos e em terrenos com aclives e declives.
“O desenvolvimento do nosso veículo elétrico deve ocorrer passo a passo”, explica Johan Lindström, Engenheiro Especialista em Desenvolvimento de Sistemas Híbridos, NBB. “Estamos usando caixas de câmbio eletrificadas que foram desenvolvidos em projetos híbridos, e em seguida, um motor elétrico deve ser adicionado ao trem de força, a fim de conduzir 90 toneladas de carga inteiramente por energia elétrica.”
A tecnologia da Siemens – conhecida como eHighway – lembra os trólebus, mas é muito mais avançada. Os sistemas no caminhão detectam se há cabos aéreos através de um sensor laser e desdobram os coletores de corrente. Há monitores e sensores para que o caminhão siga no cabo, e os coletores de corrente se movem para trás e para frente e lateralmente para garantir contato contínuo com o sistema elétrico.
A Siemens construiu uma pista de testes de quatro quilômetros de comprimento perto de Berlim, na Alemanha. A parte difícil não foi a construção do sistema dos cabos aéreos, mas a construção dos sistemas que permitirão o caminhão seja rapidamente conectado há fonte de alimentação, por exemplo, depois de uma ultrapassagem, quando o caminhão será alimentado por diesel.
A Administração dos Transportes sueco propôs que cabos aéreos devem ser inicialmente colocados ao longo de um trecho de 12 km da estrada Pajala-Svappavaara, a fim de ganhar experiência para o desenvolvimento contínuo.
Vídeo da tecnologia:

Fonte: Assessoria de Imprensa Scania

Nenhum comentário:

Postar um comentário