Visualizações

terça-feira, 15 de maio de 2012

Freightliner Revolution Innovation Concept Truck


Assim como deve ser um veículo conceito, o caminhão da Freightliner, Innovation Truck, é um estudo bastante sério do futuro. Tanto, que a montadora estadunidense o chama de revolucionário. Seu design instigante salta aos olhos e desperta a curiosidade dos amantes de caminhões a conhecê-lo internamente. Sua cabine futurista também recebe layout inovador e recebe grande atenção para o conforto, bem como para as altas tecnologias embarcadas.
Com este caminhão, a Freightliner buscou desenvolver um caminhão sob a ótica do motorista profissional, que precisa da eficiência de combustível, boa aerodinâmica, conforto, segurança e, principalmente, tecnologias funcionais. Por isso que a montadora considera este caminhão conceito revolucionário.
O Innovation Truck recebe várias câmeras instaladas, que transmitem os sinais da estrada nos monitores instalados na cabine, proporcionando uma visão em grande-angular do ambiente externo. Seu para-brisa assimétrico, que envolvente o lado do passageiro, contribui para reduzir o arrasto.
Observe que para favorecer a aerodinâmica deste conceito, o caminhão não possui maçaneta e nenhum outro item que desfavoreça seu embate contra o vento. O veículo inclui um chaveiro keyless, que permite o acesso do motorista ao caminhão, bem como acesso ao bagageiro ao lado do passageiro e da porta traseira corrediça. Esse sistema permite ao motorista usar o chaveiro para abrir a porta do bagageiro e carrega-lo com seus pertences e equipamento ao nível do solo.
Propulsão Detroit Diesel BlueTec
O Freightliner Innovation Truck é equipado com motor DD13 BlueTec, da Detroit Diesel (empresa de motores e componentes da Daimler para o mercado norte-americano, assim como a montadora Freightliner). O propulsor permite um intervalo “absurdo” de impressionantes 50.000 milhas entre os serviços de manutenção.
O caminhão também é equipado com a transmissão automatizada DTD 2100, construída em alumínio, também da Detroit Diesel.
Conforto para quem vive na estrada
Por muito tempo, os motoristas autônomos e frotistas tiveram que escolher entre os tipos de cabine, privilegiando uma porca economia em detrimento do conforto em muitos casos. Porém, o futuro requer flexibilidade. Por isso mesmo, a Freightliner chama sua cabine de “crossover”, podendo ser usada diurnamente como um eficiente escritório e à noite, ou durante as famosas esperas para quaisquer tipos de processos, como um ambiente para seu descanso.
“Nós fornecemos tudo o que o motorista precisa para fazer bem o seu trabalho: instrumentação clara, ergonomia confortável e flexibilidade com o beliche conversível”, afirma Andy Olson, engenheiro Sênior da montadora.
Durante a condução do caminhão, o tecnológico painel mantém a atenção do condutor no que realmente interessa: a estrada. Uma tela de LCD fornece as principais informações, inclusive se o engate do reboque à quinta roda foi feita corretamente. O velocímetro é circundado por iluminação em LED. Outra tela LCD exibe a transmissão da estrada, que inclui uma câmera de marcha-a-ré.
Tecnologia TruckOS
Possivelmente, a tecnologia mais interessante do Freightliner Innovation Truck é o sistema TruckOS (Truck Operating System). Um tablete é conectado ao caminhão via Wi-Fi, que combina a tecnologia de bordo com a portabilidade e conectividade à Internet.
“O TruckOS poderia criar uma plataforma totalmente nova para a integração eletrônica, as possibilidades são infinitas”, revela Justin Yee, gerente de Veículos Conceitos da Freightliner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário