Visualizações

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Ônibus Mercedes-Benz Travego recebeu Assist Brake 2 na Europa


A Mercedes-Benz introduziu a segunda geração do sistema de avançado de apoio à frenagem de emergência no ônibus de turismo Travego. A novidade consiste na possibilidade de deteção de obstáculos imóveis. Até agora, o sistema alertava sistematicamente o motorista para um perigo iminente e caso este não reagisse, o equipamento aplicava de forma automática os freios em caso de risco de colisão com um veículo mais lento.
Após a introdução de sistemas de segurança ativos e passivos como o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), Vigia da Faixa de Rodagem (SPA), Frenagem de Emergência, Cruise Control Adaptativo (ART), Limitador Contínuo da Frenagem (DBL), Front Collision Guard (FCG) e Active Assist Brake. A novidade desta nova geração consiste na capacidade de iniciar uma manobra de frenagem em resposta a obstáculos imóveis, como por exemplo, o fim de uma fila inesperada numa auto-estrada.
O Active Brake Assist 2 incorpora um radar que deteta uma área entre 0,25 e 200 metros na faixa em frente do ônibus, controlando constantemente a distância e a velocidade para o veículo da frente ou um obstáculo imóvel. Se um acidente for inevitável exceto se o motorista tomar alguma ação, o sistema emite um alerta no painel de instrumentos, através de um triângulo vermelho luminoso e um sinal sonoro de aviso. Se a situação se tornar mais grave, o sistema reage, freando. O conceito de aviso foi concebido para que sejam os próprios motoristas a agir para evitar uma situação crítica. O aplicação dos freios iniciada pelo Active Brake Assist 2 vai dos 30% da capacidade de frenagem até ao máximo e assim o motorista pode ganhar o tempo necessário para evitar um potencial acidente e tomar a ação apropriada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário