Visualizações

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Motoristas aprovam nova lei


A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (3) o substitutivo do Senado ao projeto de lei 99/07, que regulamenta a profissão de motorista. O texto passou sem alterações e passa a valer assim que tiver a sanção presidencial, o que deve ocorrer nas próximas semanas. A lei visa aumentar a segurança nas estradas e também poupar a saúde dos motoristas, diz o autor, o senador Clésio Andrade (PMDB-MG).
Entre os principais pontos do texto estão o seguro obrigatório custeado pelo empregador e a proibição de remunerar o motorista em função da distância percorrida ou da redução do tempo de viagem ou pela quantidade ou natureza dos produtos transportados. Segundo Andrade, o objetivo é “não comprometer a segurança rodoviária ou da coletividade”.
A nova lei ainda prevê que o motorista profissional tenha o intervalo mínimo de 11 horas de descanso em um período de 24 horas. Esse tempo poderá ser dividido em nove horas e mais duas. Também fica proibido o trabalho por mais de quatro horas seguidas sem intervalo de 30 minutos de repouso.
O transportador de cargas, operador de terminais de carga de transporte multimodal ou agente de cargas que ordenar ou permitir o início de viagem de duração maior que um dia, sabendo que o motorista não cumpriu o período de descanso, estará sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano e multa.
Realidade
O cotidiano da profissão de caminhoneiro, porém, difere muito do que está no texto do projeto a ser sancionado. Para não perder os fretes e horários de carga e descarga, os trabalhadores desse setor se submetem a jornadas de até 20 horas ininterruptas ao volante.
Motoristas de caminhão consultados no Ceagesp, principal centro de distribuição de alimentos da cidade, acham que a lei é difícil de ser fiscalizada e cumprida. Eles duvidam ainda dá criação de uma estrutura mínima nas estradas que permita o descanso.
Sebastião Fanelli, de 46 anos e há 25 pilotando um caminhão, acha que um dos principais problemas é a falta de paradas onde seja possível estacionar e dormir em segurança e a baixo custo. “A maioria dos postos exige que você abasteça ou que pague uma taxa, nunca menos do que R$ 30. Se parar para dormir algumas vezes gasto o valor que lucraria com o frete”, afirmou. Na sua última viagem ele dirigiu quatro dias do Acre a São Paulo e dormiu apenas três horas por dia.
Claudinei Fumachi, de 47 anos, transporta legumes ao interior do estado e, assim que descarrega no Ceagesp, tem que carregar novamente. Ele diz que muitas vezes dorme duas horas por dia. “Se você dormir, perde a vez de descarregar e aí tem que esperar mais”, falou Fumachi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário