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sexta-feira, 6 de abril de 2012

Demanda pelo diesel S-50 começa a crescer


Três meses após a chegada no mercado de combustível, já é possível verificar um importante crescimento nas vendas do S-50, um diesel menos poluente.
Entretanto, maior eficiência na comercialização do produto está prevista para o segundo semestre deste ano, quando mais caminhões com nova tecnologia estarão nas ruas. É o que verifica o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo).
O posto Aldo, localizado na BR-364, em Cuiabá, vem comercializando 15 mil litros de S-50 por semana. “Esta quantidade ainda é muito pequena em comparação com a venda do diesel comum, pois não ultrapassa 20% do que comercializo em dia. Mas a expectativa é de crescimento”, calcula Aldo Locatelli, presidente do Sindipetróleo. O revendedor Vilson Kirst, do posto Ciriema de Nova Mutum, nas primeiras semanas de janeiro comercializou pouco mais de 5 mil litros de diesel S-50.
Atualmente vende aproximadamente 15 mil litros por semana. Já o posto Santa Rita, em Sinop, conta com o produto desde dezembro de 2011, porém o início do consumo ocorreu mesmo após janeiro. O diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares Júnior, prevê que as vendas deslanchem entre os meses de abril e junho. “A partir deste mês, o consumidor passa a encontrar nas concessionárias apenas os novos modelos de veículos. O aumento no comércio de veículos estimulará mais proprietários de postos a venderem o produto”, explica. “O investimento é alto. Para adaptar tanques e bombas o investimento varia entre R$ 30 mil e R$ 100 mil, mas os postos tem se mostrado dispostos a investir”, relata Soares. No Brasil, o novo diesel já está disponível em mais de 1.200 postos. Em Mato Grosso, 30 já adaptaram tanques para comercializá-lo.
Destes, 18 já ofertam o produto. O número de postos adaptados para atender esta nova fase de produção e distribuição de combustíveis é suficiente para que os veículos atravessem o Estado de ponta a ponta. O óleo diesel S-50 tem apenas 50 partes por milhão de enxofre, nível que reduz até 80% da emissão de particulados e até 60% de óxido de nitrogênio. O seu uso é obrigatório em caminhões e outros veículos pesados, como picapes, produzidos desde 2011. Na prática, a frota de veículos desse tipo ainda é pequena, pois os modelos antigos puderam ser vendidos até 31 de março.

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