Visualizações

sexta-feira, 16 de março de 2012

Primeiros caminhões Mercedes-Benz produzidos em Juiz de Fora são entregues a clientes


As primeiras cinco unidades do Accelo, modelo 1016C, produzidas na nova planta de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil em Juiz de Fora (MG), foram entregues nessa semana à FL Logística – empresa do Grupo FEMSA, engarrafador líder das marcas Coca-Cola na América Latina. Os veículos receberam carroceria de bebidas da marca Facchini.
Equipado com motor BlueTec 5, o modelo garante ao transportador modernidade, economia e baixo índice de emissões, juntamente com outros atributos já consagrados na linha de caminhões leve da marca, como durabilidade, resistência e confiança.
“A alta qualidade, o baixo custo de manutenção e o excelente custo benefício dos caminhões Accelo foram fatores que influenciaram de forma positiva nossa decisão de adquirir os primeiros veículos de nossa frota a atender o Proconve P7”, afirma Sérgio Moreno, gerente de operação da FL Logística.
Cerca de 100 outras unidades de caminhões Accelo já estão sendo entregues pelos concessionários Mercedes-Benz aos clientes finais da marca.
Atualmente, toda a produção dos caminhões Accelo da Mercedes-Benz do Brasil está concentrada na planta de Juiz de Fora. No local, a Empresa também monta o caminhão extrapesado, Actros em sistema CKD – Completely Knocked Down.
Durante o ano de 2012, o conteúdo nacional dos caminhões Actros montados no Brasil aumentará de forma gradativa. A Empresa prevê concluir esse processo de nacionalização até 2014.
Desde o início da produção na unidade mineira, em janeiro, o ritmo de montagem e, consequentemente, o volume produzido tem aumentado gradativamente, devendo alcançar um patamar estável no mês de maio.
Uma das mais modernas fábricas de caminhões da Daimler Trucks
A Empresa realizou profundos estudos e análises sobre os modelos industriais existentes atualmente, no Brasil e no mundo. “Diversos benckmarkings e kaizens foram feitos para identificar os melhores métodos relacionados especialmente à fabricação e à logística”, afirma Ronald Linsmayer, vice-presidente & Chief Operational Officer da área de caminhões da companhia no Brasil. No interior da planta foi estabelecido um “parque de fornecedores” – uma área na qual estão sediadas as principais empresas fornecedoras de componentes e submontagens. Esta inovação possibilita aperfeiçoar a entrega de diferentes componentes, em forma de kits e a vivência do conceito just-in-sequence. Empresas fornecedoras como Maxion, Randon e Seeber já estão usando a maior parte do parque de fornecedores, onde são montados longarinas, subsistemas, e pintadas partes plásticas de peças, entre outras atividades.
Um diferencial e característica marcante da planta de Juiz de Fora é a flexibilidade. De forma inédita, a fábrica não tem em sua produção linhas de arraste, e os veículos durante o processo de montagem são transportados por AGVs – Auto Guided Vehicles – veículos autoguiados.
Instalações modernas e pessoas altamente capacitadas
Os aproximadamente 800 colaboradores da planta, que passaram por intenso programa de treinamentos focado nas técnicas e processos para fabricação de caminhões; padrões de qualidade; e especificamente, sobre como montar os caminhões Actros – o modelo mais seguro e com maior pacote de itens tecnológicos do mercado brasileiro – já estão todos de volta à cidade de Juiz de Fora, colocando em prática os conhecimentos adquiridos.
Cerca de 450 colaboradores participaram de uma temporada de capacitações in loco em São Bernardo do Campo – na maior fábrica de veículos comerciais da América Latina – e outros 45 profissionais foram treinados em Wörth (na Alemanha) – unidade do Grupo Daimler, onde são fabricados os caminhões Actros exportados para diversos países.
“Tenho certeza de que o investimento da Mercedes-Benz na manutenção do quadro de funcionários e em sua capacitação é muito importante para nossa Empresa. O time de Juiz de Fora está motivado e habilitado para atingir e superar os objetivos pré-estabelecidos”, ressalta ainda Ronald Linsmayer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário