Visualizações

quinta-feira, 15 de março de 2012

BYD vai fornecer ônibus elétricos à Finlândia


A fabricante chinesa BYD, montadora de veículos à combustão e elétricos, líder global em eletrônica e em tecnologia verde, fechou um acordo de parceria de fornecimento de ônibus elétricos eBus-12 e estações de recarga com empresa finlandesa Veolia, operadora de transporte público que está implantando soluções de mobilidade sustentável na cidade de Espoo, na área metropolitana de Helsinki, na Finlândia. O projeto faz parte de um programa-piloto financiado pelo governo local, que visa transformar o município na primeira cidade daquele país a ter um sistema de transporte ecologicamente correto e sem emissões de poluentes.
Como parte do acordo, a Veolia vai operar linhas de transporte com os ônibus elétricos da BYD durante três anos. Nesse período, o sistema será monitorado pelo Centro de Pesquisa Técnica da Finlândia (VTT), que vai realizar o controle das viagens diárias dos veículos para testar a sua viabilidade como solução para a mobilidade sustentável em outras cidades no futuro.
“A BYD está entusiasmada por fazer a parceria com a Veolia Transport Finland Oy para demonstrar que esse projeto é significativo na Finlândia. Isso dá à BYD uma oportunidade para provar que as nossas tecnologias de veículos elétricos são viáveis e confiáveis, mesmo em condições climáticas desfavoráveis. O eBus-12 provou ser um produto que não só pode reduzir significativamente a poluição nas grandes cidades, reduzir os custos operacionais, mas também pode proporcionar grande conforto aos passageiros. Acreditamos que este projeto será um grande sucesso”, afirmou Henry Li, diretor Sênior da BYD.
“Dada as desafiadoras condições climáticas da Finlândia, estamos honrados por colaborar com a BYD, que já criou a maior frota de ônibus elétricos do mundo, para trazer os primeiros veículos ao país. As variações de temperatura durante o ano vão de -30 a +30 graus Celsius. Estamos confiantes de que os ônibus elétricos da BYD poderão substituir os ônibus a diesel ou a gás convencionais e comprovar as vantagens de atingir nível zero de emissões no futuro”, disse Sami Ojamo, diretor de Desenvolvimento da Veolia Transport Finlândia.
O eBus-12 da BYD é capaz de rodar 250 quilômetros com uma única carga em condições urbanas. Seu consumo de energia é inferior a 130 kWh por 100 km. A tecnologia elétrica do veículo está baseada nas baterias recarregáveis Fe, de fosfato de ferro, desenvolvidas pela própria BYD. Esse tipo de bateria oferece maior segurança, baixo custo, longa vida útil e não contamina o meio ambiente (pois não contém metais pesados, tóxicos ou inflamáveis).
O BYD eBus-12 se encontra no momento em serviço regular de transporte de passageiros em quatro cidades na China, incluindo Shenzhen, Changsha, Shaoguan e Xi”an. No final de janeiro deste ano, o modelo atingiu uma quilometragem acumulada em Shenzhen de mais de 3,2 milhões de quilômetros. Recentemente, a cidade chinesa anunciou que vai adicionar mais de 1.000 ônibus elétricos BYD em seu serviço de transporte público, já considerada a maior frota com emissões zero em operação em todo o mundo.
A Veolia Transport é uma das maiores operadores de transporte público da Finlândia, oferecendo soluções de transporte sustentável para as cidades, municípios e o setor privado. A empresa opera na área da capital e região ocidental da Finlândia com mais de 300 ônibus. É vinculada à maior empresa privada de transporte do mundo, a Veolia Transdev, que tem receita € 8 bilhões e realiza 3,3 bilhões de viagens por ano com 119.000 empregados em 27 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário