Visualizações

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O maior camião eléctrico do mundo em experiência na Carrefour

A energia eléctrica deixou de estar reservada apenas aos pequenos veículos. A Renault Trucks entregou hoje as chaves de um Renault Midlum, camião de 16 toneladas 100% eléctrico, ao especialista em logística STEF-TFE. É simplesmente o maior camião eléctrico alguma vez visto em circulação na estrada, para a distribuição de produtos alimentares na cidade. Este novo veículo oferece uma solução de entrega urbana silenciosa e não poluente, perfeitamente adaptada a um ambiente urbano. Ele será testado durante um ano e aprovisionará em produtos frescos as marcas do Grupo Carrefour no aglomerado de Lyon. Ele é fruto de uma parceria tecnológica entre a Renault Trucks, PVI e IFP Energies nouvelles.
O mundo do transporte rodoviário de mercadorias é confrontado por um desafio ambiental imenso. Para o enfrentar, os seus actores estudam actualmente todas as soluções para reduzir os seus malefícios e até eliminá-los. Entre as opções tidas em conta, a utilização da energia eléctrica oferece um potencial mais do que interessante.
A 13 de Outubro de 2011, ao lado de Gérard Collomb, Presidente da Câmara de Lyon e Presidente do Grand Lyon, Stefano Chmielewski, Presidente da Renault Trucks entregou as chaves de um Renault Midlum, camião de 16 toneladas 100% eléctrico, a Francis Lemor, Presidente da STEF-TFE, na presença do seu cliente, Didier Thibaud, Director da cadeia de abastecimento da Carrefour France e de dois outros parceiros essenciais para o termo do projecto: Pierre-Henri Bigeard, Director do estabelecimento de Lyon da IFP Energies nouvelles e Michel Bouton, Presidente Director-geral da PVI.
Este Renault Midlum de 16 toneladas 100% eléctrico é um veículo experimental. É o maior camião eléctrico alguma vez visto em circulação na estrada, para a distribuição de produtos alimentares frescos na cidade. No início de 2012, irá aprovisionar durante um ano oito armazéns Carrefour do centro da cidade e do aglomerado de Lyon (Carrefour Planet Vénissieux, Carrefour Market de Saint-Fons, vários Carrefour City, 8 à huit e Marché +). A utilização deste camião silencioso irá permitir fornecer os armazéns do centro da cidade mais cedo durante a manhã (a partir das 5 horas e antes das 7 horas), de modo a respeitar a tranquilidade dos moradores. O camião frigorífico 100% eléctrico irá juntar-se, a seguir, à plataforma logística de Saint-Pierre-de-Chandieu para fornecer o armazém de Carrefour Planet de Vénissieux no início da tarde. Irá efectuar, no total, um trajecto de 75 km.
STEF-TFE Camion électrique
Este veículo foi criado especialmente para responder à evolução actual das redes de distribuição nas grandes metrópoles. Ele oferece um conforto sonoro incomparável para o condutor e moradores, respeitando por completo o ambiente. Não poluente, não libertando localmente qualquer emissão de CO2 e completamente silencioso, este camião pode transportar 5,5 toneladas de mercadorias. A sua autonomia é de 100 km e pode ser recarregado completamente em apenas 8 horas. Ele possui assim todas as qualidades para se incorporar no seu ambiente urbano. Este veículo inédito é fruto de uma estreita colaboração entre a Renault Trucks, PVI e IFP Energies nouvelles. Foi desenvolvido no âmbito do projecto Melodys, apoiado pelo fundo da ADEME. Entra no âmbito de uma experiência cujo objectivo é testar, em condições reais, tecnologias que possam ser integradas na produção em série no futuro.
Características técnicas do Renault Midlum 100% eléctrico de 16 toneladas:
    • Autonomia: 100 km
    • Tempo de carregamento: 8 horas
    •  Potência do motor eléctrico: 103 KW
    • 3 baterias de ião e lítio com uma capacidade total de 150 kWh
    • Carga útil: 5,5 toneladas
    • Carroçaria: Grupo frigorífico

Nenhum comentário:

Postar um comentário