Visualizações

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Em nome da história

Os amantes dos veículos pesados têm poucas oportunidades para conhecer ao vivo a história de modelos clássicos que fazem parte de valiosas coleções. E uma dessas raras oportunidades ocorrerá nos próximos dias 26 e 27 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, SP, realização do 1º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro. O evento “Expo Viver, Ver e Rever, A Evolução”, ou simplesmente “VVR”, contemplará caminhões e ônibus clássicos e conta com o patrocínio da Mercedes-Benz do Brasil e apoio da revistaTransporte Mundial, Setpesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo), Transfretur (Sindicato das Empresas de Transporte por Fretamento e por Turismo) e Fundação Memorial. A entrada para a exposição é gratuita e não há limitação de idade. Tanto no sábado, dia 26, quanto no domingo, dia 27, a VVR 2011 estará aberta ao público das 9h às 17h. O Memorial da América Latina fica no bairro Barra Funda, Zona Oeste da cidade de São Paulo. O acesso ao local é facilitado por diversas linhas de ônibus que chegam até o terminal Barra Funda, além da linha Vermelha (3) do Metrô e pelas linhas Diamante (8) e Rubi (7) dos trens da CPTM. Veja como chegar por meio do site www.metro.sp.gov.br.

O encontro VVR 2010 contou com a presença de cerca de 6 000 participantes, entre visitantes e expositores, que puderam conferir um acervo de 72 relíquias expostas entre caminhões e ônibus cedidos por colecionadores, muitos deles empresários do setor de transporte. Além disso, muitas miniaturas réplicas de diversos modelos.

Para este ano, a organização espera contar com um número maior de veículos expostos, mas pelo menos 32 caminhões e 32 ônibus antigos já estavam garantidos até o fechamento desta reportagem. Além disso, haverá expositores de miniaturas e de artesanatos de caminhões e ônibus. 

Segundo Antonio Kaio Castro, presidente do clube e organizador do evento, o VVR 2011 também será para comemorar no dia 30 de novembro, o Dia da Preservação da Memória dos Transportes em Ônibus, promulgado por lei estadual nº 14.145 em 16 de julho de 2010. 

O 1º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro também foi criado na data de 30 de novembro. Também está andamento na Assembleia Legislativa de São Paulo outro Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Bruno Covas (PSDB), o mesmo que propôs a criação do Dia da Preservação da Memória dos Transportes em Ônibus, a inclusão da exposição VVR no Calendário Turístico Cultural do Estado de São Paulo. 

Antonio Kaio Castro acredita que esses primeiros passos dados são importantíssimos para os objetivos do clube, que são a constituição de uma fundação para a preservação da memória e a construção do Museu dos Transportes na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário