Visualizações

terça-feira, 18 de outubro de 2011

BNDES aprova operação para exportação de ônibus da Scania


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de US$ 90 milhões para operação de exportação da Scania Latin America. Serão até 454 ônibus fabricados no Brasil destinados ao transporte na Colômbia.


Os veículos serão destinados às operadoras de serviços de transporte público de passageiros do Sistema Integrado de Transporte Público de Bogotá (SITP), o denominado sistema TransMilenio, em fase de expansão.

O TransMilenio é um Bus Rapid Transit (BRT) construído e gerenciado pela  prefeitura  de  Bogotá. Para as linhas-tronco, foi construída uma estrutura de corredores exclusivos para ônibus, separados fisicamente do tráfego comum. Todo o sistema de transporte rodoviário é gerenciado pela TransMilenio S.A.

O BRT de Bogotá é considerado um dos mais importantes do mundo. Desde que foi inaugurado, em dezembro de 2000, o tempo de deslocamento dos usuários foi reduzido em 32% e a emissão de poluentes diminuiu 40%. O sistema transporta, hoje, 1,7 milhão de passageiros/dia.

O projeto viabilizará, ainda, maior exportação de serviços de manutenção, criação direta e indireta de empregos e, em uma perspectiva de mais longo prazo, aumento na competitividade externa do Brasil e sua consolidação como plataforma de exportação de empresas globais do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário