Visualizações

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Viale BRT impressiona



Impressionou. A nova carroceria articulada Viale BRT, da Marcopolo, chamou atenção por seu design arrojado e moderno e seu interior, amplo e equipado com confortáveis bancos.
A fabricante credita o impacto gerado pela novidade a sua larga experiência em sistemas BRT. “Este é o grande diferencial do Viale BRT em relação a qualquer veículo da categoria, pois nenhum outro fabricante tem tamanha vivência e nem desenvolveu e forneceu tantos ônibus para sistemas como o BRT em todo o mundo. E isso faz uma enorme diferença na hora de definir as características do modelo, tanto na redução de custos e na eficiência operacional para o frotista, quanto no conforto, segurança e bem-estar para passageiros e usuários”, destaca Paulo Corso, diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro da Marcopolo.
Com 21 metros de comprimento, o modelo é capaz de transportar até 145 passageiros. “A altura interna também foi aumentada, permitindo a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores”, destaca Petras Amaral, gerente de design da Marcopolo.
Os vidros laterais colados conferem em maior visibilidade ao usuário. O design do para-brisa favorece a visibilidade do motorista, que pode observar com melhor o itinerário eletrônico ao chegar à estação. Os espelhos retrovisores integrados à carroceria com indicadores de direção reforçam a identidade do Viale BRT.
Ainda no que se refere a visibilidade, a carroceria recebe o conjunto ótico, dianteiro e traseiro, todo em LED, e contam com a tecnologia Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia.

“Alguns dos mais modernos sistemas BRT do mundo, como o Transmilenio, na Colômbia, proporcionam exatamente esse padrão de serviço para os passageiros: viagens mais rápidas que em automóveis no trânsito urbano, pontualidade, acessibilidade, conforto, segurança, além da facilidade e rapidez no embarque e desembarque”, enfatiza Amaral.
Tecnologias
Para valorizar a viagem de ônibus, a encarroçadora oferece como opcionais: GPS, televisão digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada áudio visual e gerenciamento de frota.
A operação do modelo também foi facilitada, já que o Viale BRT articulado foi equipado com câmbio automático e sistema de segurança para que o ônibus não se movimente com as portas abertas.
O modelo tem opção de porta com 1.100 mm de vão livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados à acessibilidade. A cabine do motorista conta com uma porta interna de acesso, proporcionando maior privacidade para o motorista e novo painel que amplia o conforto e a segurança.
O Viale BRT também foi equipado com bloqueio na carroceria, que impede que o condutor movimente o veículo caso o seu cinto de segurança esteja desatado, além de câmeras de ré e de portas, contador de passageiros e vigilância por vídeo (os dados ficam gravados em um disco rígido).
O veículo recebe um Sistema de Gerenciamento de Frota, que emite um relatório em tempo real com informações sobre trajeto, velocidade, estatística, consumo de combustível, eventuais problemas no sistema elétrico da carroceria, entre outros. Assim, o frotista saberá em detalhes o que se passa com seu veículo, solicitando a troca do veículo quando necessária.
O sistema permitirá informar ao passageiro via sistema de áudio e vídeo as informações sobre o trajeto. “Assim como no segmento aéreo, os usuários dos sistemas BRT terão informações online do tempo de viagem e de sua duração até cada parada”, explica Paulo Corso.
Dimensões do novo Viale BRT
Altura: 3.560 mm
Largura: 2.600 mm
Comprimento:Articulados: 6×2 até 21.000mm e 8×2 até 23.000mm
Biarticulado 8×2 até 28.000mm

Nenhum comentário:

Postar um comentário