Visualizações

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ônibus do Hemosc faz visita a Camboriú

O ônibus do Centro de Hematologia e Hematoterapia de Santa Catarina (Hemosc) retorna a Camboriú. O veículo ficará estacionado na Praça Flávio Vieira, no centro, nos dias 01 e 15 de setembro e atenderá 100 moradores por dia.

Conforme a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Fabíola Rigo da Cruz, quem doou sangue em abril desta ano, quando o ônibus esteve pela última vez na cidade, já pode doar novamente. “Os moradores que doaram sangue durante a última visita do Hemosc não precisam se preocupar, pois já passou o tempo de espera necessário. Este é um ato de solidariedade é fácil e seguro e tenho certeza que a comunidade vai participar”, declarou.

Para participar, o doador deve ter entre 18 e 65 anos, estar alimentado e em boas condições de saúde e apresentar um documento com foto. De acordo com a Coordenadora, o morador deve se enquadrar em algumas exigências, pois a doação de sangue é um processo sério e requer cuidados. “Serão distribuídas 50 senhas pela manhã e mais 50 à tarde e todas as pessoas passam por alguns critérios de seleção, para ter certeza que o processo será seguro”, comentou.

Vale lembrar que todo o material utilizado na doação é descartável, e o volume coletado representa cerca de 10% do total de sangue, que é reposto pelo organismo em pouco tempo. Além disso, doar não afina nem engrossa o sangue, e o doador não se expõe a qualquer risco de contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário