![OLYMPUS DIGITAL CAMERA](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sv2mrNhBXYzJtP9UW0owBbMANXz-UlW8J4nAaVD4C2ygRlnlwfTQ7rJUCPJzDo-MuHzQPdy3E0tzWDebl9b3IFpGaPf5Bys6zkozaDvzCgjGyk8RBsejFwX5k0ij2RzRqg6Xh00AI=s0-d)
Alguns modelos de caminhão fizeram tanto sucesso que permanecem no imaginário até hoje, outros já entraram na maioridade e seguem em pleno funcionamento, solucionando fretes pelo País. Reunimos modelos marcantes para a trajetória de grandes montadoras no Brasil para você relembrar histórias atrás da boleia deles.
Ford F-600
![f-600 ford](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sxfrjdtyCo9bUJFSmfkv7V58znpIHnjUIxTf-pgMvMybUKjwdxmL6_VtM9U30q2Yqo5c8bkSH_6Xd3USNuRiPmSHCooiB-g5egHBIGRQ6D37VD1gkyUA08szlCd_m1pO5DQIYtZrIrWEY=s0-d)
A tradicional linha F da Ford nasceu no Brasil em 1957 com o F-600, um caminhão tipicamente estradeiro para a época. O modelo – com índice de nacionalização de 40% em peso – foi muito usado na construção de Brasília, puxando carga de São Paulo com seu motor V8 a gasolina, de 4,5 litros, que foi usado nos caminhões da marca até 1977. Em 1959, recebeu para-brisa envolvente, com área aumentada em 20%, novo painel de instrumentos e emblemas nas cores verde e amarela. No início da década de 1970, a Ford já tinha vendido 200 mil unidades do modelo, que desde 1964 apresenta 99% de nacionalização em peso.
VW 13.130
![vw 13-130](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vhhZFOiBIxsS8CExzNG21U3ja7qMZ1aruiE-XKHBcU6bEKAVWjrm9Ws3MBTXb74uijuaudwbNmMjIvUS-VbIR670_Eo_8wtQ1P32Q5ZOMWXmstRqPI-BEWHTYPpgKxrTAGp2j7ZFs23A=s0-d)
Em março de 1981, a Volkswagen apresentou seus primeiros modelos semipesados ao mundo: o VW 11.130 e o VW 13.130. A entrada da empresa com veículos próprios no mercado de caminhões obteve sucesso, e o VW 13.130 chegou a ser exportado para a China. O modelo introduziu um sistema de basculamento manual da cabine, acionado por barras de torção, que permitia fácil e rápida manutenção. Mesmo em 1981, o 13.130 apresentava muitos dos padrões dos caminhões VW usados até hoje, como a cabine avançada, que garante maior capacidade de carga, melhor visibilidade e um menor comprimento total. As vantagens em conforto ao motorista também já eram marcantes, com um dos mais completos painéis, proporcionando total visibilidade e fácil leitura da pista; além de excelentes sistemas de ventilação e isolamento termoacústico. O motor também traduzia a robustez do VW 13.130: um MWM D 229.6, especialmente desenvolvido para o veículo, com 130 cavalos de potência.
Agrale 1600
![agrale 1600](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_ucKSLSVbbehvqu8uGMrXEyJmjSdYel9QHrD_bTe-HyvaFP4RLQguLZ8xIwK9W5xH_4xRF46RAofMCzI6nfrK-dM-cw8ctchaJXnX17MtVYVX1q89OSkx6bMzoK1wXgP4Vt8Q5mgIIvgSCfyw=s0-d)
Logo após o lançamento do TX 1100, em 1982, que marcou o ingresso da Agrale no setor de veículos e principalmente no segmento de caminhões leves, foi lançado o Agrale 1600. Destinado ao transporte urbano, com rodados traseiros simples e duplo e em modelos a diesel ou álcool, foi sucesso de público. Com capacidade de carga útil, mais carroceria, entre 2.160 kg e 2.300 kg, o caminhão levou a marca até a Argentina, onde a companhia chegou a ter 25% de participação no mercado no final dos anos 1990.
Mercedes-Benz 710
![mb 710](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uIsE49lmH5eGpbpw4JDIy5wX-HRY1Zq107hSawxicqPWpuljLPytEz85oYZHo_EbpaWFwHAGj1B1MZaS0vAu7X7AvbUDqoHlGzgVEYQyeq-55u3AZUUKExSHO_jdK3rpQifZ8s4EM=s0-d)
A confiabilidade e a durabilidade do Mercedes-Benz 710 é comprovada em números. A história começou com o 608 D, em 1972, passando por várias atualizações, subindo para 708 em 1987 e recebendo uma cabine reestilizada um ano depois, ganhando o design conhecido até hoje. O nome 710 voltou em 1996, por conta do motor turboalimentado – sempre reconhecido pelo torque – e o modelo manteve-se por diversos anos entre os caminhões mais vendidos do Brasil. O Mercedinho, como também é conhecido, encerrou seus 40 anos de história há 10 anos, chegando a aproximadamente 185 mil unidades vendidas desde os primeiros modelos, na década de 1970.
Scania 113
![scania 113](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_u_IQNSRfNOXCEhbm3nHcYlwInrGX30dezUmUFA0L_fb6McjEwHGGnj8zVk_spVxVDcSR9QC_yIzzZabtRzLu0ckn-poXoSnyxOY7Ii6jQu2yoAKMP2CPv7N3AZT_Hx3BrENVVLTUcK74MO=s0-d)
O caminhão da Scania mais vendido e figura onipresente das estradas brasileiras foi o modelo T113, comercializado entre 1991 e 1998. Com um total de 26.398 unidades vendidas, a evolução do T112 era oferecida nas versões simples ou leito, com diversos opcionais. Com a linha T, a marca lançou o conceito de fabricação do caminhão “sob encomenda”, buscando oferecer produtos adequados às necessidades dos clientes. O T113 foi o caminhão pesado mais potente da época, com o torque inconfundível do motor Scania 11 litros de 360 cavalos. Outro diferencial deste clássico era a estreia da versão Top Line para a cabine, a mais luxuosa do período.
Volvo FH
![volvo fh](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_s0M4MqvR3vkSYW7baguJJlPs2pya_FnxZwRxGxrl2djVkDt4ipDnflW6WRZyPD1KqAAl2FhobUWzm6_av81aB2TyU5o3xVlrONobRzR_eNDG1z1QJrZi3qF4DgmXu39um0H_lf5CiKVA=s0-d)
O caminhão FH é uma lenda viva. A Volvo lançou o modelo em 1994, mesmo ano que chegou ao mercado europeu. O caminhão conquistou o transportador brasileiro pelo baixo consumo de combustível, pela boa produtividade e pelo alto grau de tecnologia embarcada. Foi o primeiro caminhão totalmente eletrônico e sem bomba injetora comercializado no Brasil, além de possuir a maior cabine e a opção de uma e duas camas. A produção brasileira começou em 1998 na fábrica de Curitiba e desde então o veículo conquistou o mercado. Em 2011, o modelo FH 440 cavalos foi o caminhão pesado mais vendido pelo terceiro ano consecutivo.
Iveco Stralis 380 HD
![iveco stralis](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_slH_X94ECx88JeupOk5YByQtLd66FVNXKGzLkK3W1QyjJoDOzNOQtfs1dx7kZ2iYodI2qmRbAT1iM9vq7i_g0nEzpC0VKT91Dlzb-n-scZs5oHshV4vA1IeeCOZKmD9Szy927042Cd23a1HNQ6=s0-d)
A linha que mais vendeu do modelo Stralis, da Iveco, foi o 380 HD, de 2004 – que inclusive marcou a entrada do caminhão via importação no Brasil. Foram comercializados mais de 6.100 Stralis 380 HD no Brasil durante o período de 2004 a 2009. O destaque do 380 HD é o motor eletrônico denominado Cursor 13, com 4 válvulas em cada um dos 6 cilindros e 380 cv e de potência entre 1500 e 1900 rpm. O modelo foi eleito caminhão do ano na Europa, em 2003. A linha segue sua evolução até hoje, com o Stralis AS, entre os mais luxuosos extrapesados do mercado.
113 é lenda! Gosto dos Ivecos tambem!
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