As montadoras estão investindo no desenvolvimento de ônibus mais sustentáveis e o mercado está atento às tecnologias que possam reduzir a emissão de poluentes.
Em 2012, a Coppe/UFRJ lançará um ônibus elétrico. O ônibus H2 está em teste há mais de um ano. O veículo híbrido elétrico pode ser alimentado de três formas: por uma tomada ligada à rede elétrica tradicional, por uma pilha a combustível (hidrogênio) ou por meio da regeneração da energia cinética dos freios.
Um dos fatores que tem auxiliado e incentivado os fabricantes foi a inclusão pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de financiamento aos ônibus elétrico e híbrido no Programa de Sustentação do Investimento (BNDES PSI). Uma das condições é que os equipamentos sejam acessíveis a deficientes físicos, o que não acontece em modelos convencionais.
Aguarda-se para breve a divulgação da lista dos projetos escolhidos. A participação do banco por projeto pode chegar a 90%, e as taxas são de 5% ao ano. A vigência do PSI vai até dezembro de 2012. Com informações do Valor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário