O MAN Metropolis é um caminhão elétrico que tem como base o MAN TGS 6×2. O seu motor elétrico desenvolve cerca de 203 kW e aciona o eixo traseiro através de uma caixa automática de duas velocidades. As unidades auxiliares, como direção assistida, compressor de ar, bomba hidráulica e sistema de ar-condicionado também são operadas eletricamente e comandadas em função da procura graças a um sistema de gestão de energia. Um monitor no habitáculo transmite informações ao motorista sobre dos parâmetros de energia, tais como recuperação de energia, estado da bateria e modo de carga.
A função de extensor de autonomia é assegurada pelo motor diesel V6 TDI 3.0 com 204 cv de potência. Um programa de gestão eletrônica do motor procura que o motor diesel funcione sempre da forma mais eficiente em termos de consumo.
O MAN Metropolis irá estar em serviço experimental, durante dois anos, na coleta de resíduos urbanos na Bélgica, mais concretamente na região de Antuérpia – Bruxelas. A operação será assegurada pela SUEZ Environnement. O veículo receberá uma carroceria fabricada pela Faun, com um sistema hidráulico de carregamento dos containeres de lixo concebido especialmente para uma operação totalmente elétrica.
Em modo de baixo ruído, o MAN Metropolis funciona apenas com motor elétrico, sendo realizada de forma elétrico-hidráulica o acionamento para elevação do contentor de lixo e compressão dos resíduos.
A operação elétrica foi concebida para um turno diário, compreendendo dois ciclos de quatro horas de coleta de resíduos e uma distância de 15 quilômetros em operação de para e arranca. O extensor de autonomia é utilizado ocasionalmente durante o turno diário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário