O motorista acostumado com o já tradicional conforto dos caminhões da marca vai se surpreender com a versão 2012 que, como todos os outros, traz motorização Euro 5. O Motor, aliás, inteiramente novo e lançado mundialmente pela Scania aqui mesmo no Brasil na Fenatran do ano passado.
Aliada à facilidade de dirigir está o conforto da condução. O sistema de isolação termo-acústica da cabina garante o sagrado silêncio e temperatura amena durante a operação. Calor só se o clima estiver quente e você deixar o vidro fechado sem ligar o ar condicionado. O banco, também com suspensão extra individual, tem uma dúzia de possíveis ajustes de modo a tornar a condução uma operação prazerosa.
Aliando Retarder ao freio motor, esquece pedal de freio. E, assim, vida longa ao tambor que, menos solicitado, fica frio e intacto, até mesmo na hora de enfrentar longos trechos em declive. Em nossa avaliação, só fizemos uso do freio para testar seu nível de eficiência simulando-se uma parada de emergência. E o R 440 para com muito mais força que acelera. A 50 km/h estacamos o caminhão e carreta em exatos doze segundos. Seria possível fazer em menor tempo, mas isso só mesmo diante de uma emergência verdadeira.Outro movimento que testamos algumas vezes foi a retomada de velocidade. Primeiro fizemos algumas simulações, com o mecanismo automatizado acionado, afundando o pé no acelerador e fazendo o giro subir abruptamente. Nesta situação o caminhão responde com eficiência aumentando a velocidade de maneira mais lenta, levando cerca de 22 segundos para, efetiva e automaticamente, se posicionar em uma marcha mais pesada e, com isso, desenvolver velocidade compatível para uma ultrapassagem segura.
Por estas razões que é difícil errar com este caminhão. A segunda geração do câmbio Optcruiser GRS 900, de 14 velocidades, também lançada neste ano, é um acerto da Scania em um sistema que já funcionava de maneira tão confiável quanto um relógio suíço. As engrenagens bem ajustadas e sincronizadas não fazem ruído, muito menos solavancos.
O motor diesel de seis cilindros em linha conta com injeção direta de combustível e faz uso, como seus concorrentes, do sistema de tratamento de gases SCR (aquele que é necessário a utilização do Arla 32). Equipado com o sistema de injeção PDE com unidades injetoras, cabeçotes individuais, quatro válvulas por cilindro, turbo compressor e intercooler, o DC 13 440 cv oferece ao caminhão um CMT de 66 toneladas com PBTC de 56 toneladas.
A suspensão dianteira do R 440 com molas parabólicas e a traseira a ar, com duas bolsas pneumáticas, assegura um rodar macio aliando sensação de conforto com grande estabilidade, especialmente nas curvas mais agudas. Associado à suspensão há o sistema LC, que também traz mimos ao motorista: permite regular a altura da carreta com a do cavalo-mecânico facilitando o engate.
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