O sistema consiste em um conjunto de câmeras, radares e sensores a laser – instalados nos veículos – de tal forma que os veículos que seguem o carro da frente ‘imitem’ o que o carro líder faz, tais como frenagens, acelerações e curvas exatamente da mesma maneira.
O teste foi realizado em 200 quilômetros de estradas da Espanha com um caminhão (guia) e três veículos de passeio (Volvo XC60, Volvo V60 e Volvo S60 plus).
A própria empresa destaca que à primeira vista parece assustador aos motoristas que seguem o comboio soltar as mãos do volante e demais controles de direção, sendo guiados pelo líder do pelotão.
Segundo a empresa, durante o teste os motoristas dos automóveis chegaram a trabalhar em seus laptops e a ler livros durante o trajeto, mas a aplicação do sistema demandará dos futuros usuários um período de adaptação.
O projeto SARTRE foi iniciado em 2009 e ao todo já foram realizados 10 mil quilômetros de testes com o sistema.
“As pessoas acham que a condução feita dessa forma é ficção científica, mas o fato é que a tecnologia já está aqui e funcionou muito bem”, disse em nota a gestora do projeto SARTE, Linda Wahlström.
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