![Novo Ford EcoSport 2012 (1)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tkcT9sim7MKm7sQc5x37vWPhR83f_GjE3yddEj2RMeFG2H4Klek0iPqQLbV9WF8CuLbmRUpy4FgMNAWnwjyn7fZK0FnfAc-APX1G_-eqxEqHYKqoHRbARH0x9h-PyjjHP-UufwMv9h0wmt0BoBKCvXrTX7wJiCv7fbNx9l0VnFHw=s0-d)
Nesta segunda-feira (23), a Ford revelou a versão de produção em série do novo EcoSport, que chega às lojas brasileiras em junho. Após quase uma década em linha (desde 2003), o crossover compacto que revolucionou o mercado de utilitários esportivos no Brasil chega à segunda geração, repleto de evoluções que, desta vez, ganharão o mundo. Assim como na apresentação do protótipo em janeiro, feita ao mesmo tempo aqui e no Salão de Nova Déli (Índia), a versão final do novo Eco foi revelada simultaneamente na Bahia e no Salão de Pequim (China) – que abe à imprensa especializada nesta segunda.
![Novo Ford EcoSport 2012 (4)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vvMP1pc9zGvGP7sneGlR1-NWvf4zQJ3bIcM0OTANeZXDyVMQvYV5_JuVhsLD4-fsEtIDfY-K2OAxO5dq3qNYwsFc_oAeQr3Clbruo2ltMEPt3NE0-vVOH0rt6-K4T6erUh4alX68XB24yxOoS7mBGEvUDGfs38Viok2AE39MIMVHo=s0-d)
Essa conexão Brasil-China é mais uma ação da Ford para reforçar a ideia de carro global, que permeou o desenvolvimento dessa segunda geração do EcoSport – capitaneada por brasileiros. A montadora norte-americana também vai produzir o crossover na China, em Chongqing, e pretende comercializar o modelo em mais de 100 mercados pelo planeta. E para essa nova geração ficar “bonita na foto”, a Ford mostrou desta vez apenas versão Titanium, que será a top de linha do modelo (em nível mundial) e traz as tecnologias inéditas.
Em relação ao modelo lançado em 2003, essa segunda geração do EcoSport deu um verdadeiro salto evolutivo. A plataforma é novinha e servirá de base a vários outros modelos compactos mundo afora. Para o utilitário esportivo compacto, a Ford diz que a rigidez torcional está 20% menor, e que o coeficiente aerodinâmico (Cx) é 11% mais eficiente. Essas melhorias, na prática, traduzem-se em maiores estabilidade dinâmica e economia de combustível – já que a resistência ao ar será baixou bem.
![Novo Ford EcoSport 2012 (3)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uqbVQX4CCZf-h25Jwf87kdfFZLZ8EFIWg8hWDUO2w_eHKx7_cZ4TA5CbHI_cmMOMi6C_n1Lr_3g8Xry0uRZCYkDq_yGTmkgnpt3BujuBN4g5OC85Nj77n80pPoA1VhqhvQu9aaDwu14nq29wODKWAliOgevV0Cn8f-BIvYpBWA6YE=s0-d)
Sobre a mecânica, no primeiro momento, o novo Eco chegará apenas com câmbio manual para gerenciar os blocos 1.6 16V Sigma de 115 cv e o motor 2.0 16V Duratec de 148 cv – este sob o capô da versão Titanium exibida mundialmente. Depois, em setembro, chegam as versões com câmbio automático e tração integral (AWD). Essas duas podem chegar a R$ 80 mil, colocando o Ecosport entre a turma de utilitários médios, que reúne Chevrolet Captiva, Honda CR-V, Hyundai ix35 e Kia Sportage.
A Ford também confirmou as inovações tecnológicas da segunda geração do Eco. Em relação aos carros da categoria (e mesmo aos de nicho superior), o modelo promete surpreender, com oferta de: direção elétrica (bem mais econômica e confortável que a hidráulica), entrada e partida no botão sem chave (Keyless), ar-condicionado digital, sensores de acendimento automático dos faróis e limpadores dos vidros, e o sistema multimídia SYNC, com bluetooth, entradas auxiliar e USB, comando de voz e uma tela de 3,5 polegadas integrada ao painel – com iluminação azulada.
![Novo Ford EcoSport 2012 (2)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vx9_TWkFRNSLoIR8iO6J5ohzF3jbEKDYUayRG_9fUl6Jh5NKiKmL9GIVRk-vPqQdmi5ytpRsxOfwbpbDbk8ZcPCR2loRXyyJQq_KMrIW0zW4Gb6Xuvc5J_oftL8qH3fk9TksJ7xpxpjSI2BxBHFPM1A9a6urQjjJCJtcLjQqoECA=s0-d)
Em relação aos equipamentos e recursos de segurança, o novo EcoSport também virá bem competitivo, com airbags frontais desde a versão 1.6, podendo ter bolsas infláveis laterais. Os freios ABS com distribuidor eletrônico EBD estão confirmados, junto com controle eletrônico de estabilidade, sensore de obstáculos traseiros e até um assistente de auxílio nas saídas em rampas. Segundo a Ford, o novo EcoSport é membro de uma família de modelos compactos que terá capacidade de produção mundial de dois milhões de unidades/ano até 2015. E o utilitário compacto, com seu design arrojado, parece bem preparado para a luta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário