O desgaste dos pneus é algo inevitável. A borracha da banda de rodagem vai se desgastar em função do atrito com o solo. Mas é possível evitar o desgaste acelerado em função do potencial de desempenho de cada produto, ou mesmo o desgaste anormal. E evitar a sobrecarga, juntamente com a manutenção preventiva, auxilia para o melhor desempenho e aproveitamento dos pneus.
O Gerente Geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli, destaca os danos que podem ser causados quando a carga ultrapassa o limite de peso indicado: “O excesso de peso acarreta maior aquecimento dos pneumáticos e a fadiga prematura das carcaças, diminuindo seu rendimento. Além disso, transportar peso acima do recomendado compromete a estrutura dos pneus e aumenta o risco de estouro ou de alterações estruturais importantes”.
O impacto da sobrecarga nas pistas gera danos não só para os caminhões. O excesso de peso prejudica também as estradas, pois provoca danos ao asfalto.
Quanto à economia, transportar carga em excesso acarreta um aumento de quase 50% no consumo de combustível e aumenta consideravelmente o risco de acidentes. Além disso, reduz a velocidade do caminhão, o que resulta em maior tempo de viagem.
O cuidado com o peso da carga transportada deve ser complementado com a manutenção dos pneus, que inclui calibragem, rodízio, alinhamento e balanceamento, utilização do pneu correto para cada aplicação, verificação do indicador de desgaste e manutenção preventiva de todo o veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário