Para o diretor Executivo da Associação Brasileira dos Distribuidores Volvo (Abravo), Francisco Garcia, a estatística deve ser vista com cuidado, pois representa o esforço de venda realizado em dezembro. “Os caminhões faturados em janeiro não necessariamente representam vendas de janeiro”, afirma. Ele também lembra que, em virtude do advento da motorização Euro V, obrigatória a partir de janeiro, houve antecipações de compra no último mês de 2011.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê que, em virtude das antecipações de compra no ano passado, as vendas de caminhões em 2012 devem ficar 10% abaixo das de 2011, quando foram comercializadas 172.661 unidades.
Para o diretor da Abravo, esta é uma “boa” perspectiva. “Como houve antecipação de compra, é natural que o número de 2012 seja menor”, afirma. Apesar disso, Garcia não descarta um resultado melhor. “Nosso mercado é dinâmico e pode surpreender”, declara.
Já Luis Carlos Taoni Neto, diretor superintendente da Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc), diz que os números de janeiro não refletem antecipação de compras de veículos da marca Scania. “Desde o fim do ano passado, estamos promovendo os Euro V. Nem temos estoque de Euro III”, ressalta.
Ele não acredita em redução nas vendas em 2012. “Estamos trabalhando com estabilidade ou crescimento”, salienta. Taoni Neto diz que, ao final do primeiro trimestre, será possível fazer uma melhor avaliação de como o mercado vai se comportar neste ano.
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