![fabricação de motor euro 5](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_s65_zV74S7sl69uEdLl1UO_PvqAeoBFuKNRCC301M9tX5A4QluvyJN6YhPh_Nu6RhdhbL4FImkHnaUBHXMFywCkET27XAy_qOTZw5JqU4JtimK3PKkTw1Orw_VInjuTstJqeQElW1iQTUM6a4WOyedE8kqKBUx_ALhNHaBmI9Pi4kkG5c=s0-d)
Com grande parte das fábricas ainda em regime de férias coletivas, as montadoras de caminhões se preparam para voltar à rotina na próxima semana. Quando ocuparem seus postos, os funcionários vão começar a produzir os novos caminhões equipados com o Euro 5, que praticamente introduz uma nova era tecnológica entre pesados no Brasil. Mais eficientes nas emissões de poluentes e mais econômicos, os veículos também são mais caros e precisam de um aditivo – a Arla 32 – para funcionar adequadamente.
Até que operadores e indústria estejam familiarizados com a novidade, o setor projeta uma dificuldade do mercado em absorver caminhões que devem ter os preços reajustados em média 15% em razão do Euro 5.
O Ministério Público Federal, que acompanha o cumprimento da nova legislação ambiental, deve mandar fiscais às fábricas para averiguar se de fato todas as montadoras abandonaram a produção do Euro 3, que vigorou até dezembro, para fabricar apenas caminhões com as novas tecnologias.
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