A transmissão de seis marchas é equipada com um sistema de retarder primário integrado, o “ZF-Intarder”, freio hidrodinâmico que atua na desaceleração do veículo e com máxima eficiência nas velocidades mais reduzidas do trânsito urbano, pode obter até 400% de aumento na vida útil das lonas de freio. Utilizada junto com o TopoDyn Life, software que gerencia eletronicamente o funcionamento das trocas de marchas, garante mudanças mais suaves e nos momentos corretos, o que aumenta o conforto e a segurança para passageiros e torna mais fácil a condução para o motorista.
Sistema TopoDyn
Além da ZF Ecolife, a fabricante apresenta também o eixo dianteiro direcional para ônibus de piso baixo, ZF AV 132, e as transmissões automatizada ZF AS Tronic lite, automática ZF Ecomat e manual S5 420 para veículos comerciais.
O design especial do eixo ZF AV 132 proporciona a aplicação da tecnologia de piso baixo em todo o ônibus, inclusive na parte dianteira. A altura do piso do veículo, de apenas 405 milímetros, dispensa degraus e possibilita que as operações de embarque e desembarque sejam mais rápidas, seguras e confortáveis, assim como a instalação de uma terceira porta atrás do eixo dianteiro. Para ônibus articulados com até 25 m de comprimento, a ZF também fornece o eixo AVN 132, que funciona como eixo médio nesses veículos.
A transmissão S5 420 é considerada “Car Like”, por apresentar funcionamento suave e preciso e possuir mapa de engate do tipo universal, o que amplia o conforto do motorista, mesmo em aplicações que exijam constantes mudanças. Além disso, o escalonamento das marchas permite alto desempenho e baixo consumo de combustível.
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